Conheça as cinco competências cobradas na redação do Enem
1. Domínio da escrita formal da língua
portuguesa
É avaliado se a redação do participante está adequada às
regras de ortografia, como acentuação, ortografia, uso de hífen,
emprego de letras maiúsculas e minúsculas e separação silábica.
Ainda são analisadas a regência verbal e nominal, concordância
verbal e nominal, pontuação, paralelismo, emprego de pronomes e
crase.
São seis níveis de desempenho:
2. Compreender o tema e não fugir do que é
proposto
Avalia as habilidades integradas de leitura e de escrita do
candidato. O tema constitui o núcleo das ideias sobre as quais a
redação deve ser organizada e é caracterizado por ser uma
delimitação de um assunto mais abrangente.
Eis os seis níveis de desempenho:
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar
informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de
vista
O candidato precisa elaborar um texto que apresente, claramente,
uma ideia a ser defendida e os argumentos que justifiquem a posição
assumida em relação à temática da proposta da redação. Trata da
coerência e da plausibilidade entre as ideias apresentadas no texto,
o que é garantido pelo planejamento prévio à escrita, ou seja,
pela elaboração de um projeto de texto.
Eis os seis níveis de desempenho:
4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos
necessários para a construção da argumentação
São avaliados itens relacionados à estruturação lógica e
formal entre as partes da redação. A organização textual exige
que as frases e os parágrafos estabeleçam entre si uma relação
que garanta uma sequência coerente do texto e a interdependência
entre as ideias.
Preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais
são responsáveis pela coesão do texto porque estabelecem uma
inter-relação entre orações, frases e parágrafos. Cada parágrafo
será composto por um ou mais períodos também articulados. Cada
ideia nova precisa estabelecer relação com as anteriores.
Abaixo, seguem os seis níveis de desempenho:
5. Respeito aos direitos humanos
Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado
que respeite os direitos humanos. Propor uma intervenção para o
problema apresentado pelo tema significa sugerir uma iniciativa que
busque, mesmo que minimamente, enfrentá-lo. A elaboração de uma
proposta de intervenção na prova de redação do Enem representa
uma ocasião para que o candidato demonstre o preparo para o
exercício da cidadania, para atuar na realidade em consonância com
os direitos humanos.
Eis os seis níveis de desempenho:
Professora Martine Leresche
fonte:http://portal.mec.gov.br