quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Atividade de compreensão textual - 6ºano

 

pexels-rafael-albaladejo-7953735

Era tarde e já caíra a noite na rua Bambina, éramos uma família simples e morávamos num casarão antigo, com grandes janelas azuis, portas altas, cômodos com pé direito de 3 metros de altura. O teto todo forrado de madeira, o assoalho também de tábuas, que rangiam quando caminhávamos dentro de casa, pois o madeiramento já estava gasto pelo tempo e com grandes frestas, mesmo assim, gostávamos de morar ali. O quintal era todo de caquinhos de pisos de vários tipos, que quando encerado, brilhava e era bom ficar observando a água escorrer no quintal e ver o brilho voltando ao secar sob o sol."

 

                                                                (trecho do conto: O Casarão da rua Bambina) 

 Leia e responda de acordo com o texto:

1) Percebe-se um texto predominantemente descritivo, destaque do texto os Adjetivos:

2) Destaque do texto os substantivos a seguir:

Próprios:

Comuns:

3) De acordo com o texto como era o casarão da rua Bambina?

4) Quem morava no casarão?

5) Destaque do texto pelo menos 4 verbos:

6) Qual o tempo verbal usado no texto?

7) Descreva uma parte da sua casa:

 

 

Pessoal, o gabarito das atividades estarão disponíveis quando solicitados pela caixa de contato, na barra lateral do Blog. Obrigada!

professora Martine



domingo, 14 de novembro de 2021

Sugestão de Resenha de Livro 6º ano

SUGESTÃO DE RESENHA DE LIVRO PARA SEXTO ANO:

AGORA, ESCOLHA SEU LIVRO E FALE-NOS SOBRE ELE:
 

 


Professora Martine Leresche

Atividade com Biografia 7ºano

 Atividade com Biografia:

Professora Martine Leresche

fonte: educacao.sp.gov.br/curriculopaulista


As Cinco Competências Para Redação do Enem - 3ªsérie/Ensino Médio

Conheça as cinco competências cobradas na redação do Enem

1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa

É avaliado se a redação do participante está adequada às regras de ortografia, como acentuação, ortografia, uso de hífen, emprego de letras maiúsculas e minúsculas e separação silábica. Ainda são analisadas a regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, pontuação, paralelismo, emprego de pronomes e crase.

São seis níveis de desempenho: 


 

2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto

Avalia as habilidades integradas de leitura e de escrita do candidato. O tema constitui o núcleo das ideias sobre as quais a redação deve ser organizada e é caracterizado por ser uma delimitação de um assunto mais abrangente.

Eis os seis níveis de desempenho: 

  

3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista

O candidato precisa elaborar um texto que apresente, claramente, uma ideia a ser defendida e os argumentos que justifiquem a posição assumida em relação à temática da proposta da redação. Trata da coerência e da plausibilidade entre as ideias apresentadas no texto, o que é garantido pelo planejamento prévio à escrita, ou seja, pela elaboração de um projeto de texto.

Eis os seis níveis de desempenho: 

  

4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação

São avaliados itens relacionados à estruturação lógica e formal entre as partes da redação. A organização textual exige que as frases e os parágrafos estabeleçam entre si uma relação que garanta uma sequência coerente do texto e a interdependência entre as ideias.

Preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais são responsáveis pela coesão do texto porque estabelecem uma inter-relação entre orações, frases e parágrafos. Cada parágrafo será composto por um ou mais períodos também articulados. Cada ideia nova precisa estabelecer relação com as anteriores.

Abaixo, seguem os seis níveis de desempenho:

  

5. Respeito aos direitos humanos

Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos. Propor uma intervenção para o problema apresentado pelo tema significa sugerir uma iniciativa que busque, mesmo que minimamente, enfrentá-lo. A elaboração de uma proposta de intervenção na prova de redação do Enem representa uma ocasião para que o candidato demonstre o preparo para o exercício da cidadania, para atuar na realidade em consonância com os direitos humanos.

Eis os seis níveis de desempenho: 


 Professora Martine Leresche

fonte:http://portal.mec.gov.br




Inglês 6ºano - Colors


 Descubra as cores em inglês

Veja o quadro abaixo :


Atividade: 
Responda as frases abaixo:

Professora Martine Leresche

quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Voz Verbal 8º e 9º ano

https://blogdoenem.com.br
    Os verbos apresentam flexão em voz. As vozes do verbo indicam se o sujeito gramatical é o agente ou o paciente da ação verbal, ou seja, se pratica ou se sofre a ação.

 
Vozes verbais
 
Voz ativa

A voz ativa é usada quando o sujeito gramatical pratica a ação verbal, isto é, é o agente da ação.

EX: Eu comi o bolo do aniversário. Aqui no caso, EU sujeito é o agente da ação.

Voz passiva

A voz passiva é usada quando o sujeito gramatical sofre a ação verbal, isto é, é o paciente de uma ação que é praticada pelo agente da passiva.

EX: O bolo foi comido por mim. Aqui o sujeito Bolo, recebe a ação.

Conforme o seu processo de formação, a voz passiva pode ser classificada em voz passiva analítica e voz passiva sintética.

Voz passiva analítica

Na voz passiva analítica, as frases apresentam a seguinte estrutura:

sujeito paciente + verbo auxiliar + particípio + preposição + agente da passiva

Voz passiva analítica:

Ex: Os livros foram lidos pelos alunos.

Voz passiva sintética

Na voz passiva sintética, as frases apresentam a seguinte estrutura:

verbo transitivo + pronome se + sujeito paciente

Voz passiva sintética:

EX:Comeu-se o bolo. / Comprou-se o chapéu. / Leram-se os livros.

Voz reflexiva

A voz reflexiva é usada quando o sujeito gramatical pratica e sofre a ação verbal. Aqui indica que o sujeito é ao mesmo tempo o agente e o paciente da ação. Apresenta, obrigatoriamente, um pronome oblíquo reflexivo (me, te, se, nos, vos, se).  A voz reflexiva é considerada recíproca quando estão presentes dois sujeitos que praticam e sofrem a ação um do outro.

Ex: Eles olharam-se longamente.

 

professora Martine 

 

quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Inglês 6ºano - Count on Me - Bruno Mars

Count on Me

Bruno Mars

Photo by Eddie Galaxy from Pexels

Oh oh
Oh-oh

Se você alguma vez se encontrar preso no meio do mar
If you ever find yourself stuck in the middle of the sea

Vou navegar pelo mundo para te encontrar
I'll sail the world to find you

Se você se encontra perdido no escuro e não consegue ver
If you ever find yourself lost in the dark and you can't see

Eu serei a luz para te guiar
I'll be the light to guide you

Vamos descobrir do que somos feitos
We'll find out what we're made of

Quando somos chamados para ajudar nossos amigos necessitados
When we are called to help our friends in need

Você pode contar comigo como um, dois, três
You can count on me like one, two, three

eu estarei lá
I'll be there

E eu sei quando preciso, posso contar com você quatro, três, dois
And I know when I need it, I can count on you like four, three, two

E você estará lá
And you'll be there

Porque é isso que os amigos devem fazer, oh, sim
'Cause that's what friends are supposed to do, oh, yeah

Ooh-ooh-ooh-ooh
Ooh-ooh-ooh-ooh

Ooh-ooh-ooh-ooh, ooh, sim, sim
Ooh-ooh-ooh-ooh, ooh, yeah, yeah

Se você se revirar e se virar e não conseguir adormecer
If you tossin' and you're turnin' and you just can't fall asleep

Vou cantar uma musica ao seu lado
I'll sing a song beside you

E se você esquecer o quanto você realmente significa para mim
And if you ever forget how much you really mean to me

Todos os dias vou te lembrar, oh
Every day I will remind you, oh

Vamos descobrir do que somos feitos
We'll find out what we're made of

Quando somos chamados para ajudar nossos amigos necessitados
When we are called to help our friends in need

Você pode contar comigo como um, dois, três
You can count on me like one, two, three

eu estarei lá
I'll be there

E eu sei quando preciso, posso contar com você quatro, três, dois
And I know when I need it, I can count on you like four, three, two

E você estará lá
And you'll be there

Porque é isso que os amigos devem fazer, oh, sim
'Cause that's what friends are supposed to do, oh, yeah

Ooh-ooh-ooh-ooh
Ooh-ooh-ooh-ooh

Ooh-ooh-ooh-ooh, ooh, sim, sim
Ooh-ooh-ooh-ooh, ooh, yeah, yeah

Você sempre terá meu ombro quando você chorar
You'll always have my shoulder when you cry

Eu nunca vou deixar ir, nunca vou dizer adeus
I'll never let go, never say goodbye

Você sabe...
You know...

Você pode contar comigo como um, dois, três
You can count on me like one, two, three

eu estarei lá
I'll be there

E eu sei quando eu preciso, posso contar com você quatro, três, dois
And I know when I need it I can count on you like four, three, two

E você estará lá
And you'll be there

Porque é isso que os amigos devem fazer, oh, sim
'Cause that's what friends are supposed to do, oh, yeah

Ooh-ooh-ooh-ooh
Ooh-ooh-ooh-ooh

Ooh-ooh-ooh-ooh, ooh
Ooh-ooh-ooh-ooh, ooh

Você pode contar comigo porque eu posso contar com você
You can count on me 'cause I can count on you

 

Assista o Clip da Música!



Fonte: Musixmatch

Compositores: Peter Gene Hernandez / Ari Levine / Philip Martin Ii Lawrence

Letra de Count on Me © Wb Music Corp., Universal Music Corp., Bughouse, Round Hill Songs, Thou Art The Hunger, Roc Nation Music, Music Famamanem Lp, Mars Force Music, Music Famamanem, Art For Art's Sake Music, Toy Plane Music, Northside Independent Music Publishing, Llc