quinta-feira, 14 de abril de 2022

CURSO DE REDAÇÃO - TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO AULA 4

 

Módulo 4 – Conclusão

O que é proposta de intervenção?

Todos os anos, o texto da proposta de redação do Enem é igual, a única parte que muda é o tema da redação. A apresentação de uma proposta de intervenção na conclusão da redação do Enem equivale a 200 pontos.  Desse modo, se você não elaborar a proposta, sua nota máxima só poderá ser de 800 pontos.

Como fazer uma proposta de intervenção?

A conclusão é uma das partes mais importante de uma redação nota 1000 no Enem. Na conclusão o candidato vai concluir suas ideias apresentadas anteriormente. Além disso, vai apresentar sua proposta de intervenção, proposta de solução para o problema finalizando assim suas ideias.

A proposta de intervenção deve ser elaborada seguindo a estrutura de conclusão com os elementos necessários para produção de proposta.


Elementos da proposta de intervenção:

Sua proposta de intervenção precisa ter 5 elementos:

Ação (o que?)

Agente (quem?)

Modo (como?)

Efeito (para quê?)

Detalhamento (explicação e exemplos)



Ação

    A sua proposta de intervenção deve partir de uma ação concreta para intervir no problema. Para isso, pergunte a si mesmo: “o que é possível fazer para intervir no problema apresentado no tema?”. Normalmente, essa ação vai ser marcada por um verbo propositivo.

    É comum que os candidatos pensem no verbo “conscientizar” como ação da proposta de intervenção. No entanto, esse não é um verbo válido como ação. Isso porque a conscientização não é uma ação visível. “Conscientizar” acaba sendo mais um efeito da proposta do que uma ação em si.

    Pense no que você poderia fazer para criar a conscientização. Por exemplo: “é preciso criar campanhas a fim de conscientizar a população”. Nesse caso, “criar campanhas” é a ação, e “conscientizar a população” é o efeito.


Agente

    Depois de pensar na ação, você deve informar quem seria o responsável pelo seu planejamento e execução. É muito comum que a responsabilidade seja de órgãos governamentais, como ministérios, prefeituras e secretarias. Outras possibilidades de agentes são as famílias, escolas e ONGs.


Modo

    Também é necessário deixar marcado de que modo a ação será colocada em prática. No caso da criação de campanhas, por exemplo, para apresentar o modo você poderia escrever que elas se efetivariam por meio da divulgação na televisão e rádio. Uma dica para você indicar o modo é utilizar a expressão “por meio de…”.



Efeito

    O efeito se refere ao objetivo da ação. É o resultado que você espera obter com a sua intervenção. Se o tema da redação fosse “Mobilidade urbana”, por exemplo, você poderia escrever que “é importante criar campanhas a fim de melhorar o trânsito das grandes cidades”. “melhorar o trânsito das grandes cidades” seria o efeito da ação escolhida.



Detalhamento

    Os detalhamentos nada mais são do que exemplos e explicações sobre os 4 elementos que vimos até aqui (ação, agente, modo e efeito).



Vamos a um exemplo para que você entenda melhor.

Suponha que a sua ação e agente sejam descritos da seguinte maneira: “É preciso que o Conselho Nacional de Trânsito promova a criação de campanhas”.

Com a adição de detalhamentos, a frase poderia ficar assim: “É preciso que o Conselho Nacional de Trânsito promova a criação de campanhas que relacionem a questão da mobilidade urbana com a criação de ciclovias.”

Pronto! Sua proposta já estará mais detalhada. Bastaria acrescentar o modo e o efeito.

Modo = por meio de campanhas e estruturações físicas nas ruas...

Efeito = melhoria do tráfego e bem estar da população.



    Seja simples e apresente uma proposta viável, cuidado com situações mirabolantes nas quais não se pode confiar. Se agir assim perderá nota ou poderá ter todo o parágrafo cancelado/zerado. É importante que você conheça um pouso sobre os órgãos governamentais, para pode usar na construção da sua conclusão. Evite usar palavras de baixo calão, gírias e verifique o respeito aos direitos humanos.

    Revise seu texto antes de entregar, releia e corrija as concordâncias, pontuações e etc. Evite os vícios de linguagem principalmente as marcas de oralidade do seu texto, eles pode prejudicar na nota.

    É essencial manter-se atualizado, leia matérias de jornais, assista documentários acerca de assuntos que estão muito atuais, pode ser uma boa maneira de atualizar-se.




Vamos praticar:


Pesquise sobre o tema: Educação na Pandemia (ensino híbrido)


Problematize o tema:

Pergunte como era antes da Pandemia?

O que levou a educação brasileira ao ensino remoto?

Quais as causa e consequências?

Depois tente resolver o problema, apresentando os 5 elementos da proposta de intervenção.

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MÓDULO 2 - CONSTRUÇÃO DA TESE
    Como construir a introdução e pensar no posicionamento.

    Sabemos que os textos dissertativos são textos de debates e são construídos por argumentos. São textos que apresentam temas polêmicos de difícil resolução, temas estes que permeiam a sociedade e as atualidades. “Você deve sustentar um ponto de vista sobre o tema, demonstrar capacidade de mobilizar conhecimentos e opiniões; argumentar de forma coerente e pertinente; articular eficientemente as partes do texto e expressar-se de modo claro, correto e adequado”. 
    Defina e exemplifique com um fato, citação ou  estatística. Uma vez identificado o tema, você deve começar a desenvolver sua tese e buscar argumentos que comprovem a ideia que você deseja defender em sua redação. Sua opinião sobre algum tema pode ser negativa ou positiva. Em qualquer um dos casos, a estrutura será a mesma, você deve elaborar argumentos que comprovem que sua tese está correta, pois o objetivo de uma dissertação é defender seu ponto de vista de modo que o leitor seja capaz de compreendê-lo e até concordar com você.

Construção da tese

Tipos de construção de tese:

a) Declaração Inicial - Trata-se de uma frase afirmativa ou negativa que será explicada posteriormente.
Exemplo: A prática de exercícios físicos diminui a incidência de câncer. (Frase afirmativa)

b) Definição - Trata-se de uma breve definição de algum conceito que será ampliado posteriormente.
Exemplo: Os exercícios físicos são uma prática que previne o câncer.

c) Divisão -Trata-se da separação do assunto em duas partes.
Exemplo: É possível analisar a prática de exercícios físicos sob dois aspectos: manutenção da saúde e estética.

d) Alusão histórica - Trata-se de uma retomada de fato histórico, relacionado ao tema, como introdução da construção da tese.
Exemplo: ”Após a queda do muro de Berlim, acabaram-se os antagonismos leste-oeste e o mundo parece ter aberto de vez as portas para a globalização”. (Antonio Carlos Viana)

    Também se pode iniciar a introdução com conceito de filosofia ou sociologia, fazendo a interdisciplinaridade, usando conhecimentos de outras áreas da educação para iniciar ou contemplar o pensamento da tese. Ao falar de modernidade líquida posso citar: Zygmunt Bauman.
“O conceito de modernidade líquida foi desenvolvido pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman e diz respeito a uma nova época em que as relações sociais, econômicas e de produção são frágeis, fugazes e maleáveis, como os líquidos. O conceito opõe-se, na obra de Bauman, ao conceito de modernidade sólida, quando as relações eram solidamente estabelecidas, tendendo a serem mais fortes e duradouras.”



    Na introdução o candidato deve apresentar o tema e a proposta dando ênfase à temática pedida pelo edital da redação. Além disso, é importante chamar atenção do leitor sobre a proposta do tema e demonstrar seu posicionamento.
    Posicione-se, deixe claro para o leitor seu ponto de vista, apresente argumentos verdadeiros com autoridade, afaste-se do senso comum e apresente ideias consistentes, uma ótima redação possui uma ideia firme sobre o tema proposto do início ao fim.
    
Dica -------- Faça perguntas ao tema relacionadas ao assunto?                  O que eu sei sobre isso?                                     

Qual é a minha opinião?

Dica ---------- Pense no problema e relacione ao tema, identifique causas e consequências e as possíveis soluções.

Vamos exercitar!

Exemplo: O núcleo do tema fala sobre a lei seca:
Podemos pensar em:                 

O que é lei seca?                  

Quais as causas da elaboração dessa lei?                                                        

Quais foram as consequências na sociedade?

Para cada uma das teses abaixo faça uma pergunta por quê?

“Viver é melhor que sonhar.”
 

“Torna-se cada vez mais difícil para os jovens escolher uma profissão.”
 

“É realmente necessário que se construam mais presídios.”

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domingo, 5 de dezembro de 2021

Conectivos Para Redação 9.ºano - 3ª série/Ensino Médio

 

 


 

 https://www.todamateria.com.br/conectivos/

Tipos de Conectivos 9ºano - 3ª série/Ensino Médio

Confira abaixo alguns tipos de conectivos, acompanhados de exemplos:

1. Prioridade e relevância

Esses conectores são muito usados no início das frases para apresentar uma ideia. Eles também podem oferecer relevância ao que está sendo apresentado.
Em primeiro lugar; antes de mais nada; antes de tudo; em princípio; primeiramente; acima de tudo; principalmente; primordialmente; sobretudo; a priori; a posteriori.

Exemplo: Primeiramente devemos atentar ao conceito de pluralidade cultural.

2. Tempo, frequência, duração, ordem ou sucessão
Esses conectivos situam o leitor na sucessão dos acontecimentos ou das ideias. Por esse motivo, são muito explorados em textos narrativos.
Então; enfim; logo; logo depois; imediatamente; logo após; a princípio; no momento em que; pouco antes; pouco depois; anteriormente; posteriormente; em seguida; afinal; por fim; finalmente; agora; atualmente; hoje; frequentemente;
constantemente; às vezes; eventualmente; por vezes; ocasionalmente; sempre; raramente; não raro; ao mesmo tempo; simultaneamente; nesse ínterim; nesse meio tempo; nesse hiato; enquanto, quando; antes que; depois que; logo que;
sempre que; assim que; desde que; todas as vezes que; cada vez que; apenas; já; mal; nem bem.

Exemplo: Logo após sair da aula, Bianca teve um encontro com Arthur.
 

3. Semelhança, comparação ou conformidade

Para estabelecer uma relação com uma ideia ou um conceito que já foi apresentado anteriormente no texto, utilizamos esse tipo de conectivos. Além disso, podem ser utilizados para apontar ideias de outro texto (intertextualidade).
Igualmente; da mesma forma; assim também; do mesmo modo; similarmente;  semelhantemente; analogamente; por analogia; de maneira idêntica; de conformidade com; de acordo com; segundo; conforme; sob o mesmo ponto de vista; tal qual; tanto quanto; como; assim como; como se; bem como.

Exemplo: De acordo com as ideias de Darcy Ribeiro, o povo brasileiro é muito diverso.
 

4. Condição ou hipótese

Esses termos são utilizados em situações circunstanciais que podem oferecer hipóteses para uma situação futura.
Se; caso; eventualmente.

Exemplo: Caso chova essa tarde, não iremos na academia.
 

5. Continuação ou adição

Para acrescentar algo ao texto, e que esteja relacionado com o que anteriormente foi apresentado, usamos os conectivos de continuação ou adição.
Além disso; demais; ademais; outrossim; ainda mais; por outro lado; também; e; nem; não só; como também; não apenas; bem como.

Exemplo: Suzana foi professora na Universidade de Minas Gerais no período da Ditadura Militar. Além disso, foi coordenadora do Departamento de Artes vinculado à Secretaria de Cultura do município de Belo Horizonte.
 

6. Dúvida

Para inserir no texto uma dúvida ou probabilidade utilizamos esses conectivos.
Talvez; provavelmente; possivelmente; quiçá; quem sabe; é provável; não certo; se é que.

Exemplo: É provável que Tomás não venha trabalhar hoje.7. Certeza ou ênfase
 

7. Quando queremos ressaltar algo que temos certeza ou mesmo para enfatizar uma ideia no texto, utilizamos esses elementos de coesão.

Por certo; certamente; indubitavelmente; inquestionavelmente; sem dúvida; inegavelmente; com certeza.

Exemplo: Certamente Cecília esteve envolvida no caso de roubo.
 

8. Surpresa ou imprevistos

Esses elementos enfatizam uma surpresa ou mesmo algo que não estava previsto acontecer. São muito utilizados em textos descritivos e narrativos.
Inesperadamente; de súbito; subitamente; de repente; imprevistamente; surpreendentemente.

Exemplo: De repente vimos o dono da empresa nas galerias de arte.
 

9. Ilustração ou esclarecimento

Como forma de esclarecer algum conceito ou ideia apresentados no texto, utilizamos esses conectivos.
Por exemplo; isto é; ou seja; aliás.

Exemplo: Os estudantes poderão utilizar diversos locais da faculdade durante o evento, ou seja, o anfiteatro, a biblioteca, o refeitório e o pátio.
 

10. Propósito, intenção ou finalidade

Nesse caso, o produtor do texto tem um propósito ou uma finalidade definida. Ou seja, ele quer apresentar o objetivo relacionado com o que almeja alcançar.
Com o fim de; a fim de; como propósito de; com a finalidade de; com o intuito de; para que; a fim de que; para; ao propósito.

Exemplo: Com o intuito de ganhar mais votos para as eleições, Joaquim divulgou muito seu trabalho.
 

11. Lugar, proximidade ou distância

Advérbios de lugar e pronomes demonstrativos são algumas classes gramaticais que envolvem esses conectivos. Eles são utilizados para indicarem a distância entre algo. Perto de; próximo a ou de; justo a ou de; dentro; fora; mais adiante; aqui; além; acolá; lá; ali; este; esta; isto; esse; essa; isso; aquele; aquela; aquilo; ante, a.

Exemplo: Eles viveram muitos anos próximos da Catedral, no centro da cidade.
 

12. Conclusão ou resumo

Muito comum serem utilizados na conclusão de um parágrafo ou mesmo de uma redação, para resumir as ideias que foram apontadas no texto.
Em suma; em síntese; enfim; em resumo; portanto; assim; dessa forma; dessa maneira; desse modo; logo; pois; assim sendo; nesse sentido.

Exemplo: Em resumo, podemos notar o aumento das taxas alfandegárias durante o período apresentado.

13. Causa, consequência e explicação 

Esses elementos conectivos servem para explicar as causas e consequências de uma ação, um fenômeno, etc.

Por consequência; por conseguinte; como resultado; por isso; por causa de; em virtude de; assim; de fato; com efeito; tão; tanto; tamanho; que; porque; porquanto; pois; já que; uma vez que; visto que; como (no sentido de porquê); portanto; que; de tal forma que; haja vista.

Exemplo: O aquecimento global tem afetado diretamente o ser humano e os animais. Como resultado, temos a extinção de muitas espécies.


14. Contraste, oposição, restrição, ressalva 

Os conectivos de oposição, como o próprio nome indica, servem para opor ideias ou conceitos num período.

Pelo contrário; em contraste com; salvo; exceto; menos; mas; contudo; todavia; entretanto; no entanto; embora; apesar de; ainda que; mesmo que; posto que; ao passo que; em contrapartida.

Exemplo: Embora o Brasil seja um país diverso, podemos encontrar singularidades em muitas regiões do país.


15. Ideias alternativas

Nesse caso, usamos os conectivos quando queremos citar mais de uma opção. Ou...ou; quer...quer; ora...ora.

Exemplo: Ou enfrentamos o problema, ou não poderemos mais trabalhar juntos. 

 

fonte: https://www.todamateria.com.br

 

Professora Martine 


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