quinta-feira, 14 de abril de 2022

CURSO DE REDAÇÃO - TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO AULA 5



 



CURSO DE REDAÇÃO - TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO AULA 4

 

Módulo 4 – Conclusão

O que é proposta de intervenção?

Todos os anos, o texto da proposta de redação do Enem é igual, a única parte que muda é o tema da redação. A apresentação de uma proposta de intervenção na conclusão da redação do Enem equivale a 200 pontos.  Desse modo, se você não elaborar a proposta, sua nota máxima só poderá ser de 800 pontos.

Como fazer uma proposta de intervenção?

A conclusão é uma das partes mais importante de uma redação nota 1000 no Enem. Na conclusão o candidato vai concluir suas ideias apresentadas anteriormente. Além disso, vai apresentar sua proposta de intervenção, proposta de solução para o problema finalizando assim suas ideias.

A proposta de intervenção deve ser elaborada seguindo a estrutura de conclusão com os elementos necessários para produção de proposta.


Elementos da proposta de intervenção:

Sua proposta de intervenção precisa ter 5 elementos:

Ação (o que?)

Agente (quem?)

Modo (como?)

Efeito (para quê?)

Detalhamento (explicação e exemplos)



Ação

    A sua proposta de intervenção deve partir de uma ação concreta para intervir no problema. Para isso, pergunte a si mesmo: “o que é possível fazer para intervir no problema apresentado no tema?”. Normalmente, essa ação vai ser marcada por um verbo propositivo.

    É comum que os candidatos pensem no verbo “conscientizar” como ação da proposta de intervenção. No entanto, esse não é um verbo válido como ação. Isso porque a conscientização não é uma ação visível. “Conscientizar” acaba sendo mais um efeito da proposta do que uma ação em si.

    Pense no que você poderia fazer para criar a conscientização. Por exemplo: “é preciso criar campanhas a fim de conscientizar a população”. Nesse caso, “criar campanhas” é a ação, e “conscientizar a população” é o efeito.


Agente

    Depois de pensar na ação, você deve informar quem seria o responsável pelo seu planejamento e execução. É muito comum que a responsabilidade seja de órgãos governamentais, como ministérios, prefeituras e secretarias. Outras possibilidades de agentes são as famílias, escolas e ONGs.


Modo

    Também é necessário deixar marcado de que modo a ação será colocada em prática. No caso da criação de campanhas, por exemplo, para apresentar o modo você poderia escrever que elas se efetivariam por meio da divulgação na televisão e rádio. Uma dica para você indicar o modo é utilizar a expressão “por meio de…”.



Efeito

    O efeito se refere ao objetivo da ação. É o resultado que você espera obter com a sua intervenção. Se o tema da redação fosse “Mobilidade urbana”, por exemplo, você poderia escrever que “é importante criar campanhas a fim de melhorar o trânsito das grandes cidades”. “melhorar o trânsito das grandes cidades” seria o efeito da ação escolhida.



Detalhamento

    Os detalhamentos nada mais são do que exemplos e explicações sobre os 4 elementos que vimos até aqui (ação, agente, modo e efeito).



Vamos a um exemplo para que você entenda melhor.

Suponha que a sua ação e agente sejam descritos da seguinte maneira: “É preciso que o Conselho Nacional de Trânsito promova a criação de campanhas”.

Com a adição de detalhamentos, a frase poderia ficar assim: “É preciso que o Conselho Nacional de Trânsito promova a criação de campanhas que relacionem a questão da mobilidade urbana com a criação de ciclovias.”

Pronto! Sua proposta já estará mais detalhada. Bastaria acrescentar o modo e o efeito.

Modo = por meio de campanhas e estruturações físicas nas ruas...

Efeito = melhoria do tráfego e bem estar da população.



    Seja simples e apresente uma proposta viável, cuidado com situações mirabolantes nas quais não se pode confiar. Se agir assim perderá nota ou poderá ter todo o parágrafo cancelado/zerado. É importante que você conheça um pouso sobre os órgãos governamentais, para pode usar na construção da sua conclusão. Evite usar palavras de baixo calão, gírias e verifique o respeito aos direitos humanos.

    Revise seu texto antes de entregar, releia e corrija as concordâncias, pontuações e etc. Evite os vícios de linguagem principalmente as marcas de oralidade do seu texto, eles pode prejudicar na nota.

    É essencial manter-se atualizado, leia matérias de jornais, assista documentários acerca de assuntos que estão muito atuais, pode ser uma boa maneira de atualizar-se.




Vamos praticar:


Pesquise sobre o tema: Educação na Pandemia (ensino híbrido)


Problematize o tema:

Pergunte como era antes da Pandemia?

O que levou a educação brasileira ao ensino remoto?

Quais as causa e consequências?

Depois tente resolver o problema, apresentando os 5 elementos da proposta de intervenção.

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MÓDULO 2 - CONSTRUÇÃO DA TESE
    Como construir a introdução e pensar no posicionamento.

    Sabemos que os textos dissertativos são textos de debates e são construídos por argumentos. São textos que apresentam temas polêmicos de difícil resolução, temas estes que permeiam a sociedade e as atualidades. “Você deve sustentar um ponto de vista sobre o tema, demonstrar capacidade de mobilizar conhecimentos e opiniões; argumentar de forma coerente e pertinente; articular eficientemente as partes do texto e expressar-se de modo claro, correto e adequado”. 
    Defina e exemplifique com um fato, citação ou  estatística. Uma vez identificado o tema, você deve começar a desenvolver sua tese e buscar argumentos que comprovem a ideia que você deseja defender em sua redação. Sua opinião sobre algum tema pode ser negativa ou positiva. Em qualquer um dos casos, a estrutura será a mesma, você deve elaborar argumentos que comprovem que sua tese está correta, pois o objetivo de uma dissertação é defender seu ponto de vista de modo que o leitor seja capaz de compreendê-lo e até concordar com você.

Construção da tese

Tipos de construção de tese:

a) Declaração Inicial - Trata-se de uma frase afirmativa ou negativa que será explicada posteriormente.
Exemplo: A prática de exercícios físicos diminui a incidência de câncer. (Frase afirmativa)

b) Definição - Trata-se de uma breve definição de algum conceito que será ampliado posteriormente.
Exemplo: Os exercícios físicos são uma prática que previne o câncer.

c) Divisão -Trata-se da separação do assunto em duas partes.
Exemplo: É possível analisar a prática de exercícios físicos sob dois aspectos: manutenção da saúde e estética.

d) Alusão histórica - Trata-se de uma retomada de fato histórico, relacionado ao tema, como introdução da construção da tese.
Exemplo: ”Após a queda do muro de Berlim, acabaram-se os antagonismos leste-oeste e o mundo parece ter aberto de vez as portas para a globalização”. (Antonio Carlos Viana)

    Também se pode iniciar a introdução com conceito de filosofia ou sociologia, fazendo a interdisciplinaridade, usando conhecimentos de outras áreas da educação para iniciar ou contemplar o pensamento da tese. Ao falar de modernidade líquida posso citar: Zygmunt Bauman.
“O conceito de modernidade líquida foi desenvolvido pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman e diz respeito a uma nova época em que as relações sociais, econômicas e de produção são frágeis, fugazes e maleáveis, como os líquidos. O conceito opõe-se, na obra de Bauman, ao conceito de modernidade sólida, quando as relações eram solidamente estabelecidas, tendendo a serem mais fortes e duradouras.”



    Na introdução o candidato deve apresentar o tema e a proposta dando ênfase à temática pedida pelo edital da redação. Além disso, é importante chamar atenção do leitor sobre a proposta do tema e demonstrar seu posicionamento.
    Posicione-se, deixe claro para o leitor seu ponto de vista, apresente argumentos verdadeiros com autoridade, afaste-se do senso comum e apresente ideias consistentes, uma ótima redação possui uma ideia firme sobre o tema proposto do início ao fim.
    
Dica -------- Faça perguntas ao tema relacionadas ao assunto?                  O que eu sei sobre isso?                                     

Qual é a minha opinião?

Dica ---------- Pense no problema e relacione ao tema, identifique causas e consequências e as possíveis soluções.

Vamos exercitar!

Exemplo: O núcleo do tema fala sobre a lei seca:
Podemos pensar em:                 

O que é lei seca?                  

Quais as causas da elaboração dessa lei?                                                        

Quais foram as consequências na sociedade?

Para cada uma das teses abaixo faça uma pergunta por quê?

“Viver é melhor que sonhar.”
 

“Torna-se cada vez mais difícil para os jovens escolher uma profissão.”
 

“É realmente necessário que se construam mais presídios.”

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