segunda-feira, 18 de outubro de 2021

O Verbo - 7ºano - (aula 1)

 Verbo é a palavra que expressa ação, estado e fenômeno da natureza, situados num determinado espaço de tempo:

Exemplo:

pexels-suzy-hazelwood-1122865.jpg


O povo todo correu para lá.

A palidez do dia é levemente dourada.

Chovia muito naquele dia.

O verbo expressa também as pessoas gramaticais:

Exemplos:

A mãe cantou para o filho.

Eu vendi minha casa.

As conjugações do verbo na língua portuguesa;

Três vogais antecedem o verbo na sua terminação r

do infinitivo: a, e, i, o. Essas vogais caracterizam a conjugação do verbo.

Os verbos estão, portanto, agrupados em três conjugações:

Primeira conjugação: terminados em a

Segunda conjugação: terminados em e e o

Terceira conjugação: terminados em i

Flexão do verbo

O verbo é constituído basicamente de duas partes, radical e terminação:

Exemplo:

verbo amar

pexels-suzy-hazelwood-1122865.jpg


eu amo

tu amas

ele ama

nós amamos

vós amais

eles amam

Radical parte que contém a significação básica do verbo, partes fixas da palavra.

Terminações parte variável do verbo as terminações do verbo variam para indicar a pessoa o número o tempo e o modo.

Exemplo:

A noite estava fria. Terceira pessoa do singular (ela), tempo presente, modo indicativo (expressa certeza).

Pessoa e número do verbo

O verbo varia em pessoa e número de acordo com as pessoas gramaticais:

1ª pessoa do singular 1ª pessoa do plural

2ª pessoa do singular 2ª pessoa do plural

3ª pessoa do singular 3ª pessoa do plural

Há porém uma forma em que o verbo não se refere a pessoa gramatical, é o infinitivo impessoal, a forma verbal cantou é do verbo cantar, a forma verbal aprendi é do verbo aprender, a forma verbal partiu é do verbo partir, cantar, vender e partir, representam o infinitivo do verbo e as terminações são: ar, er, ir e or (verbo por ).


Exercícios:

1. Identifique os verbos e informe o que eles expressam, ação, estado ou fenômeno da natureza:

a) Ventava muito.

b) Devido à seca os nordestinos abandonaram suas terras

c) O preço do café subiu muito.

e) Todos permaneciam calados.

e) O céu parece de algodão.

f) O calor estava de matar.

2. Separe a terminação que marca o infinitivo dos verbos e descubra o radical:

a) Encontrar

b) Avisar

c) Pular

d) Sonhar

e) Parecer

3. Passe os verbos destacados da primeira pessoa do singular para primeira pessoa do plural:

a) Às vezes ando pelo centro e observo os prédios antigos .

b) Sinto saudade da minha infância. 

c) Percebo que me irrito com as pessoas.

 d) Espero por uma sociedade mais justa.

4. Passe os verbos destacados da terceira pessoa do singular para terceira pessoa do plural:

a) Ele queria ser alfabetizado.

b) O carro passou lentamente pelo cruzamento. 

c) O pintor quebrou o pincel. 

d) O cão estava muito bravo.

 

Pessoal, o gabarito das atividades estarão disponíveis quando solicitados pela caixa de contato na barra lateral do Blog. Obrigada!

professora Martine

 

domingo, 17 de outubro de 2021

Poesia

pexels-camila-bonamigo-alvarez-6705227.jpg


Enquanto fizeste de mim um escravo,
tiraste o brilho do olhar,
que admira o horizonte perdido
um tanto de acalmar,
a vida que levaste embora.
Distante que fosse viajante,
sonhando com ares não vistos antes.
E hoje guardo no andar
passos curtos e tristes...
Diante da precariedade vivida
e de tanta dor sofrida,

sábado, 16 de outubro de 2021

Estudo do Predicado - 7º e 8º ano.

 

Estudo do Predicado

pexels-lilartsy-3427742.jpg

O predicado é o termo da oração que contém o verbo. Apesar do sujeito e o predicado serem termos essenciais da oração, alguns predicados têm verbos impessoais em que a oração não possui sujeito. Mas se a oração é estruturada em torno de um verbo e ele é contido no predicado é impossível existir uma oração sem predicado.

Exemplo:

Os meninos fogem da bola.

Choveu muito em São Paulo.

Para estudar o predicado é preciso conhecer o verbo que o forma.

Verbo quanto à predicação

Verbo intransitivo: São verbos que expressam ação, estes verbos são os verbos significativos:

Verbo intransitivo é aquele que traz em si a ideia completa da ação, sem necessitar, portanto, de um outro termo para completar o seu sentido.

Exemplos:

O sol despontou.

A criança chora.

As folhas caem.

O verbo intransitivo: poderá, sozinho, formar o predicado ou então aparecer acompanhado de palavras ou expressões indicativas de lugar, tempo, modo, intensidade e etc..

Exemplos:

As folhas caem no inverno.

O verbo transitivo: é aquele que não traz em si a ideia completa da ação, necessitando, portanto, de um outro termo para completar o seu sentido. Por completar o sentido de um verbo, esse outro termo é um complemento verbal ou objeto.

Exemplos:

Poucos viram o cometa Halley.

Os professores precisam de melhores salários.

O verbo transitivo pode ser transitivo direto, liga-se diretamente a seu complemento, não exigindo preposição, seu complemento então é um objeto direto.

Exemplos:

Os feirantes tiveram lucro.

Derrubaram a velha casa.

Verbo transitivo indireto, liga se indiretamente ao seu complemento, por meio de uma preposição, seu complemento é objeto indireto.

Exemplos:

Todos nós precisamos de respeito.

Eu acredito em Deus.

Eu não concordo com você.


Verbos de ligação

São verbos que expressam estado, não são significativos. É aquele que liga as características do sujeito ao sujeito, estabelecendo entre eles uma relação de ligação (sujeito e característica).

Exemplos:

O choro da criança parecia fraco.

A menina permaneceu calada.


Então temos:

O predicado Verbal: é aquele que informa a ação, seu núcleo é o verbo de ação, logo um verbo significativo. Verbo transitivo ou intransitivo.

O predicado nominal: é aquele cujo o núcleo do predicado não é o verbo, e sim a palavra que indica a característica do sujeito, contida no predicado.

Predicado verbo-nominal: é aquele que fornece duas informações, ação e estado, o predicado verbo-nominal é constituído de dois núcleos, um verbo e um nome (predicativo).


Atividades:

1. Sublinhe os verbos das frases abaixo e diga se são intransitivos ou transitivos, quando forem transitivos identifique-os e destaque o objeto:

a) Nós obedecemos as leis, mas nem todos fazem isso.

b) Alisei meus cabelos e pintei minhas unhas.

c) Dei um dinheiro ao garoto e ele comprou um doce.

d) Alguns choravam, outros riam.


2. Identifique somente as frases que possuem verbo de ligação e sublinhe-os:

a) Tudo parecia muito estranho.

b) A mulher andava devagar pelas ruas.

c) Meu amigo andava tristonho naquela época.

d) O garoto caiu doente alguns dias.

e) Cláudio vive feliz.


3. Destaque os verbos e classifique-os quanto a sua predicação:

a) O atleta surge radiante.

b) Nós precisamos de calma e de compreensão.

c) A sala permanecia silenciosa até o menino chegar .

d) Eles se tornaram agressivos repentinamente.

e) Maria e Cristina limparam toda a casa.

 

Pessoal, o gabarito das atividades estarão disponíveis quando solicitados pela caixa de contato na barra lateral do Blog. Obrigada!

professora Martine


pexels-pixabay-159497.jpg



sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Corra Para Pegar o Seu Café da Manhã - Inglês 6ºano

pexels-nadi-lindsay-2705888.jpg


Jogo de Inglês - Clique e Jogue Online

Jogo da Memória - Todas as Idades

pexels-public-domain-pictures-41315.jpg


Jogo da Memória - Clique Aqui e Jogue On line
 

Frase, Oração e Período - 7ºano

Frase é a palavra ou o conjunto organizado de palavras com sentido completo que estabelece comunicação.

1. Leia e compare as frases

pexels-markus-spiske-2280913.jpg


Que dia lindo!

Hoje o dia está lindo!

a) sublinhe os verbos das frases:

b) O que você observou a respeito das frases em relação aos verbos ?

_____________________________________________________________

Em sintaxe, frase com verbo é chamada período:

Período é uma frase que se organiza em torno de um ou mais verbos ou locuções verbais constituindo-se portanto de uma ou mais orações.

Oração organiza-se em torno de um verbo ou de uma locução verbal, podendo ou não ter sentido completo.

Período simples – possui uma oração um verbo ou (uma locução verbal).

Período composto – possui duas ou mais orações ou (dois verbos ou locuções verbais).

Atividades:

2. Leia:

Mas quem ia querer comprar ,pagar e não levar o produto?”

a) Quantas palavras há nesse trecho

b) Marque ABAIXO as alternativas corretas: Essas palavras…

( ) Vem organizados em determinada sequência.

( ) Estão desorganizadas, desordenadas.

( ) Vem isoladas não estabelecendo relação entre elas.

( ) Mantêm relações de concordância entre elas.

( ) Têm sentido completo, dentro do contexto.

( ) Não tem sentido completo.


3. Como é a letra inicial da primeira palavra desse trecho? Que sinal de pontuação marca o fim do trecho?

_________________________________________________________________ 

 4. Qual é a mensagem transmitida nesse trecho? Você entendeu?

__________________________________________________________________

Esse conjunto de palavras é denominado frase!

Dica: Locução verbal é formada por dois verbos ou mais verbos com função de um verbo apenas. Assim: vamos usar, posso passar, pode deixar, estava esperando,….

clique aqui e assista a aula de Frase, Oração e Período.
 

 Pessoal, o gabarito das atividades estarão disponíveis quando solicitados pela caixa de contato na barra lateral do blog. Obrigada!

professora Martine

Pronomes - Interpretação e Gramática - 6ºano


pexels-tatiana-%D0%B0zatskaya-3616232.jpg

1. Leia o Texto

 Miau.

Essa gata, cuidado com ela.

Tão macia e dengosa,

lá vai você todo prosa.

De repente mela.

Crente que a apanha,

ela revida, dá o bote

(do mel, cadê o pote ?)

e arranha.

fonte: Tavares, Ulices. Caindo na real. São Paulo: Moderna, 2004.p.56. (Veredas)


Releia o verso:

ela revida, dá o bote”

 

a) A palavra ela está no lugar de qual substantivo?

__________________________________________________

b) Em que o outro verso aparece essa palavra? Que termo ela substitui?

__________________________________________________


c) A palavra ela indica:

( ) a pessoa que fala 1ª pessoa

( ) a pessoa com quem se fala pessoa

( ) a pessoa de quem se fala pessoa


2. Concluindo, no poema a palavra ela:

( ) acompanha um substantivo gata, caracterizando-o.

( ) substitui o substantivo gata, indicando a pessoa do discurso.

( ) precede o substantivo gata, determinando-o.


3. Leia:

Meu irmão e eu adotamos uma gata que estava perdida na rua.

O trecho sublinhado pode ser substituído por:

( ) menino ( ) crianças ( ) nós ( ) menina


As palavras ela e nós são pronomes pessoais:


Pronome pessoal é a palavra variável que substitui um substantivo indicando as pessoas gramaticais, em uma situação comunicativa há sempre três elementos envolvidos chamados de pessoas do discurso ou pessoas gramaticais essas pessoas são representadas por pronomes pessoais assim:

Eu e Nós – primeira pessoa

Tu e Vós – segunda pessoa

Ele(a) e Elas(es) – terceira pessoa


O pronome pessoal pode ser reto, oblíquo ou de tratamento


4. Leia:


Essas gatas são macias e dengosas.

Elas também são espertas!

Ninguém as apanha!


a) Complete:

Na frase “Elas são espertas!”, o pronome elas substitui o substantivo________.

Na frase “Ninguém as apanha!” o pronome as substitui o substantivo________.

 

b) Marque a alternativa adequada. Os pronomes elas e as indicam a pessoa:

( ) que fala. ( ) com quem se fala. ( ) de quem se fala.

 

Nestas frases, elas é um pronome pessoal do caso reto e as é um pronome pessoal oblíquio. A cada pronome pessoal reto correspondem pronomes pessoais oblíquos.

 

Veja a tabela seguir:

Martine Leresche

 

Pessoal, o gabarito das atividades estarão disponíveis quando solicitados pela caixa de contato na barra lateral do Blog. Obrigada!

professora Martine




                                       fonte:Descobrindo a gramática: língua portuguesa,6ano/Gilio Giacomozzi, Gildete Valério, Cláudia molinari Reda. São Paulo: FDT, 2016.