terça-feira, 30 de novembro de 2021

Crescimento Pessoal

    

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    Seu plano de crescimento e desenvolvimento pessoal deve ser personalizado para sua vida. Tudo começa com o seu propósito: o que lhe trará mais felicidade na vida? Assim, você pode determinar os hábitos que precisa desenvolver, as habilidades e conhecimentos que você deve dominar e as metas passo a passo que você precisa alcançar para chegar lá. Pensar em crescimento pessoal não é apenas para aqueles que estão se sentindo presos ou têm obstáculos a superar.

    O plano para o desenvolvimento pessoal deve ressignificar tudo que precisa ser mudado para alcançarmos a felicidade. Não importa os desafios, se há uma objetivo a ser alcançado, trace os passos a serem seguidos e continue, lute e não desista. Esse crescimento é diferente para cada um, dependendo da área da sua vida que deseja modificar ou crescer. Você pode adaptar seus objetivos à sua realidade para garantir a realização plena dos seus sonhos. Trace metas de acordo com o tempo que você dispõe, dessa forma poderá realizar de forma viável, cuidado com sonhos mirabolantes que podem trazer mais frustração do que realização.

    Algumas metas não dependem somente de você e outras sim! Se você está em busca do amor, trabalhará para definir e encontrar seu parceiro ideal e superar suas crenças limitantes, pense nisso! Obter crescimento intelectual significa alimentar sua mente, adquirir novas habilidades e se manter inspirado para continuar aprendendo sempre.

    A saúde física é uma das áreas mais comuns de melhoria para a vida. Cuidar da nossa saúde significa, em última análise, viver um estilo de vida saudável, em geral, isso lhe dará a energia e a vitalidade de que você precisa para ir atrás de seus outros objetivos.

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     O primeiro passo é Identificar o que você realmente deseja modificar na sua vida para ativar seu crescimento pessoal em determinadas áreas. Descobrir o porquê estas áreas precisam de uma atenção especial, o que realmente está acontecendo. Escolha estratégias para enfrentar os obstáculos , os quais te impedem de crescer e se transformar para melhor. Muitas vezes precisamos de ferramentas para nos auxiliar, quais serão as ferramentas que estão faltando para adquirir novas habilidades, podem ser leituras, cursos, terapias, atividade físicas, alimentação adequada, entre outras formas de se conhecer melhor aliadas a produtividade.

    Esteja sempre em alerta para não se desviar do seu propósito. Uma boa forma de estar alerta é fazer anotações de tudo que precisa exercitar, modificar, lembrar, entre outros aspectos. Escrever e fazer planos ajuda a reajustar as trilhas e conquistar mais disciplina na execução das tarefas as quais você se propôs.

    Sempre que possível, comemore cada etapa vencida, olhe o quanto caminhou e se aproximou das realizações, dos seus objetivos. Siga sempre em frente, se cansar não desista, descanse e continue, mesmo que o caminhar for lento, o importante é continuar!

Comece já…...

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Professora Martine



O texto de opinião 9ºano

O texto de opinião

    O artigo de opinião é um texto onde o autor expõe seu posicionamento sobre um determinado tema de interesse público. É um texto dissertativo que traz argumentos sobre o assunto abordado. O escritor, além de mostrar o seu ponto de vista, deve sustentá-lo com argumentos coerentes. As ideias defendidas em um artigo de opinião são de responsabilidade do autor, e por isso, o mesmo deve ter cuidado com a autenticidade dos elementos apresentados.

Artigo de opinião estrutura

    Grande parte dos artigos de opinião segue uma estrutura básica que é dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão.

Introdução – A introdução vem logo no primeiro parágrafo do texto, é onde o autor faz a apresentação do tema que será visto no corpo do texto. 

Desenvolvimento – No desenvolvimento é onde o autor expõe suas ideias para tentar convencer o leitor a concordar com os argumentos que estão sendo apresentados.

Conclusão – Na conclusão deve ser apresentada uma ideia para solucionar o problema que foi proposto.


Os artigos de opinião têm como principais características:

O uso da argumentação e persuasão;

Os textos escritos na primeira e terceira pessoa;

Normalmente os textos são assinados pelo autor;

São textos veiculados nos meios de comunicação: rádio, TV, revista;

Possuem uma linguagem simples, objetiva e subjetiva;

A maioria dos seus temas é da atualidade;

Possuem títulos polêmicos e provocativos;

O verbo aparece no presente e no imperativo.


Como escrever um bom artigo de opinião?

    Antes de começar a escrever um artigo de opinião, é recomendável que o autor leia vários pontos de vista sobre o assunto que será escrito e anote os argumentos que sustentem sua opinião. Esses argumentos poderão ser úteis no desenvolvimento do seu ponto de vista. Após anotar os principais argumentos escolha alguns para fundamentar sua ideia principal e desenvolvê-la.

    O enunciado do artigo de opinião deve expressar a opinião e a ideia principal que será defendida no texto. O título deve ser convidativo para que o leitor continue a leitura. Na finalização do texto de opinião retome o que foi exposto e confirme a ideia principal, se possível trazendo a citação de algum escritor ou alguma pessoa importante da área que esteja relacionada ao assunto abordado.

    Ao terminar seu artigo de opinião releia atentamente, prestando atenção em seu posicionamento: se ele foi desenvolvido de forma clara. Verifique se a linguagem está adequada ao gênero, e se você argumentou o suficiente.

Como argumentar?

    Para ter bons argumentos em um artigo de opinião, o autor pode fazer relações entre causa e consequência; comparação entre épocas e lugares; retorno por meio da narração de um fato; se antecipar a uma possível crítica do leitor, de forma que já apresente os contra-argumentos; produção de afirmações de efeito e estabelecimento de diálogo com o leitor.

 

Professora Martine

ASSISTA A VÍDEO AULA AQUI 

fonte: www.educamaisbrasil.com.br/




quarta-feira, 17 de novembro de 2021

O texto literário X O texto não literário - 1ª série/Ensino Médio

 O texto literário

Possui uma função estética, tendo como principal objetivo o entretenimento do leitor.

Recorre à função poética e emotiva da linguagem, visando criar expressividade e despertar sentimentos e emoções no leitor.

Utiliza uma linguagem conotativa e polissêmica, gerando uma multiplicidade de interpretações.

Há uma reflexão sobre a realidade, que leva a uma recriação pessoal e subjetiva da realidade.

Utiliza figuras de linguagem e outros recursos estilísticos, apresentado simbologia, beleza, musicalidade e harmonia.

Ex: Poemas, romances, novelas, fábulas, etc

O texto não literário

Possui uma função utilitária, o principal objetivo é fornecer uma informação.

Utiliza uma linguagem denotativa e clara, e objetivo.

Refere-se a fatos reais de forma impessoal e imparcial.

Não utiliza figuras de linguagem e outros recursos estilísticos que possam prejudicar a compreensão do texto.

EX: reportagens, artigos, manuais, receitas, etc..

Agora Assista a vídeo aula

Assista aqui 


professora Martine

Como Fazer um Texto Dissertativo 9ºano - 3ªsérie/Ensino Médio

Como Fazer um Texto Dissertativo:

    Estamos falando do texto: artigo de opinião e do texto dissertativo argumentativo, ambos tem a mesma estrutura, entretanto temos algumas diferenças: 

    O texto dissertativo deve ser escrito preferencialmente em terceira pessoa, já o artigo de opinião poderá usar verbos na primeira pessoa do singular, mesmo que muitos autores prefiram usar a terceira pessoa. No caso do Enem precisaremos de um texto mais elaborado com Introdução, desenvolvimento e conclusão, e na conclusão deve conter uma proposta de intervenção. 

Vejam a seguir:

Leitura atenta dos textos motivadores

Leia os textos que forem oferecidos pela banca examinadora com muita atenção, em seguida, faça listas de palavras ou de ideias que promovam um desencadeamento da argumentação. Durante a leitura você já conseguirá definir um posicionamento e dessa forma constituir uma tese (defesa de um ponto de vista). Pode-se fazer uma delimitação de assunto , quando o tema for muito amplo, assim você conseguirá direcionar, de forma correta, a proposição do tema aproximando-o do seu conhecimento sobre o mesmo.

Levantamentos das ideias”

A “tempestade de ideias” ou “tempestade cerebral” = brainstorming é uma dinâmica de grupo que é usada em várias empresas como uma técnica para resolver problemas específicos, para desenvolver novas ideias ou projetos, para juntar informação e para estimular o pensamento criativo.

 

A Introdução e o Posicionamento.

    Sabemos que os textos dissertativos são textos de debates e são construídos por meio de argumentos. São textos que apresentam temas polêmicos de difícil resolução, temas estes que permeiam a sociedade e as atualidades. “Você deve sustentar um ponto de vista sobre o tema, demonstrar capacidade de mobilizar conhecimentos e opiniões; argumentar de forma coerente e pertinente; articular eficientemente as partes do texto e expressar-se de modo claro, correto e adequado”. Defina e exemplifique com um fato, citação ou estatística.


Argumentação/ Operadores Argumentativos:

Apresentar no desenvolvimento parágrafos argumentativos, os quais podem ter as seguintes formas:

1. Exemplificação

2. Enumeração

3. Comparação

4. Causas e efeitos

5. Evolução histórica

6. Contraposição

 

Conclusão com Proposta de Intervenção:

O que é proposta de intervenção?

    Todos os anos, o texto da proposta de redação do Enem é igual, a única parte que muda é o tema da redação. A apresentação de uma proposta de intervenção na conclusão da redação do Enem equivale a 200 pontos.  Desse modo, se você não elaborar a proposta, sua nota máxima só poderá ser de 800 pontos.

Como fazer uma proposta de intervenção?

    A conclusão é uma das partes mais importante de uma redação nota 1000 no Enem. Na conclusão o candidato vai concluir suas ideias apresentadas anteriormente. Além disso, vai apresentar sua proposta de intervenção, proposta de solução para o problema finalizando assim suas ideias. A proposta de intervenção deve ser elaborada seguindo a estrutura de conclusão com os elementos necessários para produção de proposta.

Elementos da proposta de intervenção:

Sua proposta de intervenção precisa ter 5 elementos:

Ação (o que?)

Agente (quem?)

Modo (como?)

Efeito (para quê?)

Detalhamento (explicação e exemplos) 

    Já no texto de opinião, a conclusão pode apenas retomar as ideias da introdução e fazer um fechamento das mesmas confirmando o posicionamento do autor. 

Planejamento e Projeto de Texto

    O primeiro passo na composição textual deve ser o da reflexão, leitura e organização das ideias a serem desenvolvidas no texto. Nessa parte, é necessário que o autor do artigo de opinião defina:

• Tema;

• Tese;

• Fundamentos da argumentação;

• Organização lógica do texto (aqui, define-se o que deve haver em cada parágrafo, ou seja, qual será a trajetória discursiva usada pelo autor para defender seu ponto de vista no texto).

▪ Rascunho

    Uma vez que o projeto de texto já estiver definido, é o momento de transcrever as ideias projetadas na forma de texto em prosa, ou seja, é a hora de escrever o texto na forma de: parágrafos introdutórios, desenvolvimento e de conclusão. É muito importante que o rascunho seja um produto do projeto de texto e não se desvie da trajetória discursiva planejada.

fonte: https://www.portugues.com.br

professora Martine 

Assista aos vídeos no canal! Tem outros vídeos sobre redação! 

 VÍDEO AULA SOBRE ARTIGO DE OPINIÃO

 

Atividade com Biografia 7ºano


 

Biografia

Alberto Santos-Dumont, inventor e aeronauta, nasceu a 20 de julho de 1873 em Santa Luzia do Rio das Velhas, hoje cidade de Santos-Dumont,  MG, depois de ter sido denominada cidade de Palmira por dilatados anos. Faleceu em Guarujá, SP, em 23 de julho de 1932.

Era filho do engenheiro francês Henrique Dumont e de D. Francisca de Paula Santos. De família abastada, o jovem Alberto iniciou os estudos no Brasil, mas, ainda muito novo passou a estudar em Paris.

Recebeu a influência da leitura de alguns dos inúmeros romances de Júlio Verne, que empolgaram várias gerações de leitores. Em Paris, fiel leitor do escritor francês, manifestou enorme interesse pela construção de balões. A 18 de setembro de 1898 fez subir ao espaço o primeiro de uma série desses engenhos.

Uma grande vitória foi conseguida em 12 de julho de 1901, quando, partindo de um ponto determinado, conseguiu retornar ao mesmo local da partida. O fato teve grande repercussão e, por não ser francês, recusou Santos-Dumont a cruz da Legião de Honra que lhe foi oferecida. No mês seguinte, o Aeroclube da França concedeu-lhe uma medalha de ouro.

Satisfeito com os resultados conseguidos na dirigibilidade de seus balões, Santos-Dumont, em 19 de outubro de 1901, apresentou-se para disputar o prêmio Deutsch de la Meurthe, cujo itinerário consistia na circunavegação da Torre Eiffel dentro do prazo de trinta minutos. Conseguindo realizar a façanha, o prêmio de 100.000 francos foi dividido pelo vencedor entre os pobres de Paris e os mecânicos que com ele haviam trabalhado na construção dos aparelhos voadores.Por sua vez, o Congresso Brasileiro aprovou a concessão de 100 contos de réis ao aeronauta brasileiro, em lei sancionada pelo Presidente da República, Campos Sales, que enviou a Santos-Dumont o seguinte telegrama:

“Tenho o prazer de informar-vos que, hoje, data memorável para o nosso País, assinei a lei votada pelo Congresso Federal vos concedendo, como prova de reconhecimento nacional, cem contos de réis, em memória do brilhante sucesso que alcançastes no vosso ensaio aeronáutico de 19 de outubro.”

O Aeroclube de Paris ofereceu-lhe um banquete no dia 5 de novembro de 1901. Em 1904 foi editado o seu livro Dans l’air, que, em português, seria divulgado com o título de Os meus balões, em 1938. Em 1905 iniciou Santos-Dumont suas experiências com “o mais pesado do que o ar” - o aeroplano.

No ano seguinte, obteve grande êxito com o aparelho 14-Bis, em experiências no Champ de Bagatelle. Neste local, a 12 de novembro de 1906, sob controle do Aeroclube da França, estabeleceu os primeiros recordes de aviação do mundo.

No dia 19 de outubro de 1913 o Aeroclube da França inaugurou em Saint-Cloud um monumento a Santos-Dumont, representando o lendário Ícaro numa estátua de bronze.

No Segundo Congresso Científico Pan-americano, proferiu, a 4 de janeiro de 1916, uma conferência intitulada – “Como o aeroplano pode facilitar as relações entre as Américas”.

Em 1918 o Governo Brasileiro doou a Santos-Dumont o sítio Cabangu, onde nascera, perto da estação de Palmira, em Minas Gerais. No mesmo ano publica o seu segundo livro, O que eu vi, o que nós veremos.

Em 23 de julho de 1932, aos 59 anos de idade, suicidou-se Santos-Dumont em Guarujá, São Paulo, profundamente traumatizado, ao que se presume, com o desenrolar do movimento revolucionário irrompido a 9 do referido mês, nos Estados de São Paulo e Mato Grosso.

Em 1931 a Academia Brasileira de Letras o elegera para ocupar a cadeira nº 38, vaga pelo falecimento do romancista Graça Aranha. Não chegou a tomar posse, e para sua vaga foi escolhido o escritor Celso Vieira.

A 31 de julho de 1932, a cidade de Palmira teve mudado seu nome para Santos-Dumont. Em 22 de setembro de 1959 foi concedido ao pioneiro da aviação o posto honorífico de Marechal-do-Ar e seu nome continuou a encabeçar a lista de oficiais-aviadores, no Almanaque do Ministério da Aeronáutica.

Segundo ocupante da Cadeira 38, foi eleito em 4 de junho de 1931, na sucessão de Graça Aranha, e não chegou a tomar posse.

 fonte: https://www.academia.org.br/academicos/santos-dumont/biografia

Atividades:

1) O que é uma biografia?

2) O que é uma autobiografia?

3) O texto está escrito em primeira ou terceira pessoa?

4)  De acordo com o texto, Alberto Santos-Dumont foi muito importante, por quê?

5) O que ele fez?

6) Quando?

7) Onde e quando ele nasceu?

8) Com qual idade ele morreu?

9) O que ele fez na frança em novembro de 1906?

10) Escreva um breve relato sobre você, contando o que você mais gosta de fazer:

 Pessoal, o gabarito das atividades estarão disponíveis quando solicitados pela caixa de contato, na barra lateral do Blog. Obrigada!

professora Martine

Texto Publicitário 8ºano

    Campanha infantil promove higiene das mãos no combate à gripe A.

  É com mãos pintadas representando monstros e animais pedradores, que a mais nova campanha publicitária da Secretaria Estadual da Saúde, por meio do Centro Estadual da Vigilância em Saúde (CEVS), vai chamar atenção para cuidados simples.

(www.saude.rs.gov.br)

 Responda as questões:

1) Onde foi veiculada esta campanha publicitária?

2) Qual o foco da campanha?

3) Qual é o público alvo da campanha?

4) Quais os tipos de linguagens que foram usadas na campanha?

5) O que a campanha defende?

6) O que mais chamou sua atenção ao ver o cartaz da campanha?

 fonte: https://estado.rs.gov.br/campanha-infantil-promove-higiene-das-maos-no-combate-a-gripe-a

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professora Martine

Atividade de compreensão textual - 6ºano

 

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Era tarde e já caíra a noite na rua Bambina, éramos uma família simples e morávamos num casarão antigo, com grandes janelas azuis, portas altas, cômodos com pé direito de 3 metros de altura. O teto todo forrado de madeira, o assoalho também de tábuas, que rangiam quando caminhávamos dentro de casa, pois o madeiramento já estava gasto pelo tempo e com grandes frestas, mesmo assim, gostávamos de morar ali. O quintal era todo de caquinhos de pisos de vários tipos, que quando encerado, brilhava e era bom ficar observando a água escorrer no quintal e ver o brilho voltando ao secar sob o sol."

 

                                                                (trecho do conto: O Casarão da rua Bambina) 

 Leia e responda de acordo com o texto:

1) Percebe-se um texto predominantemente descritivo, destaque do texto os Adjetivos:

2) Destaque do texto os substantivos a seguir:

Próprios:

Comuns:

3) De acordo com o texto como era o casarão da rua Bambina?

4) Quem morava no casarão?

5) Destaque do texto pelo menos 4 verbos:

6) Qual o tempo verbal usado no texto?

7) Descreva uma parte da sua casa:

 

 

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professora Martine