domingo, 5 de dezembro de 2021

Conectivos Para Redação 9.ºano - 3ª série/Ensino Médio

 

 


 

 https://www.todamateria.com.br/conectivos/

Tipos de Conectivos 9ºano - 3ª série/Ensino Médio

Confira abaixo alguns tipos de conectivos, acompanhados de exemplos:

1. Prioridade e relevância

Esses conectores são muito usados no início das frases para apresentar uma ideia. Eles também podem oferecer relevância ao que está sendo apresentado.
Em primeiro lugar; antes de mais nada; antes de tudo; em princípio; primeiramente; acima de tudo; principalmente; primordialmente; sobretudo; a priori; a posteriori.

Exemplo: Primeiramente devemos atentar ao conceito de pluralidade cultural.

2. Tempo, frequência, duração, ordem ou sucessão
Esses conectivos situam o leitor na sucessão dos acontecimentos ou das ideias. Por esse motivo, são muito explorados em textos narrativos.
Então; enfim; logo; logo depois; imediatamente; logo após; a princípio; no momento em que; pouco antes; pouco depois; anteriormente; posteriormente; em seguida; afinal; por fim; finalmente; agora; atualmente; hoje; frequentemente;
constantemente; às vezes; eventualmente; por vezes; ocasionalmente; sempre; raramente; não raro; ao mesmo tempo; simultaneamente; nesse ínterim; nesse meio tempo; nesse hiato; enquanto, quando; antes que; depois que; logo que;
sempre que; assim que; desde que; todas as vezes que; cada vez que; apenas; já; mal; nem bem.

Exemplo: Logo após sair da aula, Bianca teve um encontro com Arthur.
 

3. Semelhança, comparação ou conformidade

Para estabelecer uma relação com uma ideia ou um conceito que já foi apresentado anteriormente no texto, utilizamos esse tipo de conectivos. Além disso, podem ser utilizados para apontar ideias de outro texto (intertextualidade).
Igualmente; da mesma forma; assim também; do mesmo modo; similarmente;  semelhantemente; analogamente; por analogia; de maneira idêntica; de conformidade com; de acordo com; segundo; conforme; sob o mesmo ponto de vista; tal qual; tanto quanto; como; assim como; como se; bem como.

Exemplo: De acordo com as ideias de Darcy Ribeiro, o povo brasileiro é muito diverso.
 

4. Condição ou hipótese

Esses termos são utilizados em situações circunstanciais que podem oferecer hipóteses para uma situação futura.
Se; caso; eventualmente.

Exemplo: Caso chova essa tarde, não iremos na academia.
 

5. Continuação ou adição

Para acrescentar algo ao texto, e que esteja relacionado com o que anteriormente foi apresentado, usamos os conectivos de continuação ou adição.
Além disso; demais; ademais; outrossim; ainda mais; por outro lado; também; e; nem; não só; como também; não apenas; bem como.

Exemplo: Suzana foi professora na Universidade de Minas Gerais no período da Ditadura Militar. Além disso, foi coordenadora do Departamento de Artes vinculado à Secretaria de Cultura do município de Belo Horizonte.
 

6. Dúvida

Para inserir no texto uma dúvida ou probabilidade utilizamos esses conectivos.
Talvez; provavelmente; possivelmente; quiçá; quem sabe; é provável; não certo; se é que.

Exemplo: É provável que Tomás não venha trabalhar hoje.7. Certeza ou ênfase
 

7. Quando queremos ressaltar algo que temos certeza ou mesmo para enfatizar uma ideia no texto, utilizamos esses elementos de coesão.

Por certo; certamente; indubitavelmente; inquestionavelmente; sem dúvida; inegavelmente; com certeza.

Exemplo: Certamente Cecília esteve envolvida no caso de roubo.
 

8. Surpresa ou imprevistos

Esses elementos enfatizam uma surpresa ou mesmo algo que não estava previsto acontecer. São muito utilizados em textos descritivos e narrativos.
Inesperadamente; de súbito; subitamente; de repente; imprevistamente; surpreendentemente.

Exemplo: De repente vimos o dono da empresa nas galerias de arte.
 

9. Ilustração ou esclarecimento

Como forma de esclarecer algum conceito ou ideia apresentados no texto, utilizamos esses conectivos.
Por exemplo; isto é; ou seja; aliás.

Exemplo: Os estudantes poderão utilizar diversos locais da faculdade durante o evento, ou seja, o anfiteatro, a biblioteca, o refeitório e o pátio.
 

10. Propósito, intenção ou finalidade

Nesse caso, o produtor do texto tem um propósito ou uma finalidade definida. Ou seja, ele quer apresentar o objetivo relacionado com o que almeja alcançar.
Com o fim de; a fim de; como propósito de; com a finalidade de; com o intuito de; para que; a fim de que; para; ao propósito.

Exemplo: Com o intuito de ganhar mais votos para as eleições, Joaquim divulgou muito seu trabalho.
 

11. Lugar, proximidade ou distância

Advérbios de lugar e pronomes demonstrativos são algumas classes gramaticais que envolvem esses conectivos. Eles são utilizados para indicarem a distância entre algo. Perto de; próximo a ou de; justo a ou de; dentro; fora; mais adiante; aqui; além; acolá; lá; ali; este; esta; isto; esse; essa; isso; aquele; aquela; aquilo; ante, a.

Exemplo: Eles viveram muitos anos próximos da Catedral, no centro da cidade.
 

12. Conclusão ou resumo

Muito comum serem utilizados na conclusão de um parágrafo ou mesmo de uma redação, para resumir as ideias que foram apontadas no texto.
Em suma; em síntese; enfim; em resumo; portanto; assim; dessa forma; dessa maneira; desse modo; logo; pois; assim sendo; nesse sentido.

Exemplo: Em resumo, podemos notar o aumento das taxas alfandegárias durante o período apresentado.

13. Causa, consequência e explicação 

Esses elementos conectivos servem para explicar as causas e consequências de uma ação, um fenômeno, etc.

Por consequência; por conseguinte; como resultado; por isso; por causa de; em virtude de; assim; de fato; com efeito; tão; tanto; tamanho; que; porque; porquanto; pois; já que; uma vez que; visto que; como (no sentido de porquê); portanto; que; de tal forma que; haja vista.

Exemplo: O aquecimento global tem afetado diretamente o ser humano e os animais. Como resultado, temos a extinção de muitas espécies.


14. Contraste, oposição, restrição, ressalva 

Os conectivos de oposição, como o próprio nome indica, servem para opor ideias ou conceitos num período.

Pelo contrário; em contraste com; salvo; exceto; menos; mas; contudo; todavia; entretanto; no entanto; embora; apesar de; ainda que; mesmo que; posto que; ao passo que; em contrapartida.

Exemplo: Embora o Brasil seja um país diverso, podemos encontrar singularidades em muitas regiões do país.


15. Ideias alternativas

Nesse caso, usamos os conectivos quando queremos citar mais de uma opção. Ou...ou; quer...quer; ora...ora.

Exemplo: Ou enfrentamos o problema, ou não poderemos mais trabalhar juntos. 

 

fonte: https://www.todamateria.com.br

 

Professora Martine 


ASSISTA A VÍDEO AULA AQUI

 

terça-feira, 30 de novembro de 2021

Crescimento Pessoal

    

pexels-ekrulila-9469611.jpg

    

    Seu plano de crescimento e desenvolvimento pessoal deve ser personalizado para sua vida. Tudo começa com o seu propósito: o que lhe trará mais felicidade na vida? Assim, você pode determinar os hábitos que precisa desenvolver, as habilidades e conhecimentos que você deve dominar e as metas passo a passo que você precisa alcançar para chegar lá. Pensar em crescimento pessoal não é apenas para aqueles que estão se sentindo presos ou têm obstáculos a superar.

    O plano para o desenvolvimento pessoal deve ressignificar tudo que precisa ser mudado para alcançarmos a felicidade. Não importa os desafios, se há uma objetivo a ser alcançado, trace os passos a serem seguidos e continue, lute e não desista. Esse crescimento é diferente para cada um, dependendo da área da sua vida que deseja modificar ou crescer. Você pode adaptar seus objetivos à sua realidade para garantir a realização plena dos seus sonhos. Trace metas de acordo com o tempo que você dispõe, dessa forma poderá realizar de forma viável, cuidado com sonhos mirabolantes que podem trazer mais frustração do que realização.

    Algumas metas não dependem somente de você e outras sim! Se você está em busca do amor, trabalhará para definir e encontrar seu parceiro ideal e superar suas crenças limitantes, pense nisso! Obter crescimento intelectual significa alimentar sua mente, adquirir novas habilidades e se manter inspirado para continuar aprendendo sempre.

    A saúde física é uma das áreas mais comuns de melhoria para a vida. Cuidar da nossa saúde significa, em última análise, viver um estilo de vida saudável, em geral, isso lhe dará a energia e a vitalidade de que você precisa para ir atrás de seus outros objetivos.

pexels-diego-rezende-573122(1).jpg

     O primeiro passo é Identificar o que você realmente deseja modificar na sua vida para ativar seu crescimento pessoal em determinadas áreas. Descobrir o porquê estas áreas precisam de uma atenção especial, o que realmente está acontecendo. Escolha estratégias para enfrentar os obstáculos , os quais te impedem de crescer e se transformar para melhor. Muitas vezes precisamos de ferramentas para nos auxiliar, quais serão as ferramentas que estão faltando para adquirir novas habilidades, podem ser leituras, cursos, terapias, atividade físicas, alimentação adequada, entre outras formas de se conhecer melhor aliadas a produtividade.

    Esteja sempre em alerta para não se desviar do seu propósito. Uma boa forma de estar alerta é fazer anotações de tudo que precisa exercitar, modificar, lembrar, entre outros aspectos. Escrever e fazer planos ajuda a reajustar as trilhas e conquistar mais disciplina na execução das tarefas as quais você se propôs.

    Sempre que possível, comemore cada etapa vencida, olhe o quanto caminhou e se aproximou das realizações, dos seus objetivos. Siga sempre em frente, se cansar não desista, descanse e continue, mesmo que o caminhar for lento, o importante é continuar!

Comece já…...

Desktop/pexels-richi-tejada-7874646.jpg

 

Professora Martine



O texto de opinião 9ºano

O texto de opinião

    O artigo de opinião é um texto onde o autor expõe seu posicionamento sobre um determinado tema de interesse público. É um texto dissertativo que traz argumentos sobre o assunto abordado. O escritor, além de mostrar o seu ponto de vista, deve sustentá-lo com argumentos coerentes. As ideias defendidas em um artigo de opinião são de responsabilidade do autor, e por isso, o mesmo deve ter cuidado com a autenticidade dos elementos apresentados.

Artigo de opinião estrutura

    Grande parte dos artigos de opinião segue uma estrutura básica que é dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão.

Introdução – A introdução vem logo no primeiro parágrafo do texto, é onde o autor faz a apresentação do tema que será visto no corpo do texto. 

Desenvolvimento – No desenvolvimento é onde o autor expõe suas ideias para tentar convencer o leitor a concordar com os argumentos que estão sendo apresentados.

Conclusão – Na conclusão deve ser apresentada uma ideia para solucionar o problema que foi proposto.


Os artigos de opinião têm como principais características:

O uso da argumentação e persuasão;

Os textos escritos na primeira e terceira pessoa;

Normalmente os textos são assinados pelo autor;

São textos veiculados nos meios de comunicação: rádio, TV, revista;

Possuem uma linguagem simples, objetiva e subjetiva;

A maioria dos seus temas é da atualidade;

Possuem títulos polêmicos e provocativos;

O verbo aparece no presente e no imperativo.


Como escrever um bom artigo de opinião?

    Antes de começar a escrever um artigo de opinião, é recomendável que o autor leia vários pontos de vista sobre o assunto que será escrito e anote os argumentos que sustentem sua opinião. Esses argumentos poderão ser úteis no desenvolvimento do seu ponto de vista. Após anotar os principais argumentos escolha alguns para fundamentar sua ideia principal e desenvolvê-la.

    O enunciado do artigo de opinião deve expressar a opinião e a ideia principal que será defendida no texto. O título deve ser convidativo para que o leitor continue a leitura. Na finalização do texto de opinião retome o que foi exposto e confirme a ideia principal, se possível trazendo a citação de algum escritor ou alguma pessoa importante da área que esteja relacionada ao assunto abordado.

    Ao terminar seu artigo de opinião releia atentamente, prestando atenção em seu posicionamento: se ele foi desenvolvido de forma clara. Verifique se a linguagem está adequada ao gênero, e se você argumentou o suficiente.

Como argumentar?

    Para ter bons argumentos em um artigo de opinião, o autor pode fazer relações entre causa e consequência; comparação entre épocas e lugares; retorno por meio da narração de um fato; se antecipar a uma possível crítica do leitor, de forma que já apresente os contra-argumentos; produção de afirmações de efeito e estabelecimento de diálogo com o leitor.

 

Professora Martine

ASSISTA A VÍDEO AULA AQUI 

fonte: www.educamaisbrasil.com.br/




quarta-feira, 17 de novembro de 2021

O texto literário X O texto não literário - 1ª série/Ensino Médio

 O texto literário

Possui uma função estética, tendo como principal objetivo o entretenimento do leitor.

Recorre à função poética e emotiva da linguagem, visando criar expressividade e despertar sentimentos e emoções no leitor.

Utiliza uma linguagem conotativa e polissêmica, gerando uma multiplicidade de interpretações.

Há uma reflexão sobre a realidade, que leva a uma recriação pessoal e subjetiva da realidade.

Utiliza figuras de linguagem e outros recursos estilísticos, apresentado simbologia, beleza, musicalidade e harmonia.

Ex: Poemas, romances, novelas, fábulas, etc

O texto não literário

Possui uma função utilitária, o principal objetivo é fornecer uma informação.

Utiliza uma linguagem denotativa e clara, e objetivo.

Refere-se a fatos reais de forma impessoal e imparcial.

Não utiliza figuras de linguagem e outros recursos estilísticos que possam prejudicar a compreensão do texto.

EX: reportagens, artigos, manuais, receitas, etc..

Agora Assista a vídeo aula

Assista aqui 


professora Martine

Como Fazer um Texto Dissertativo 9ºano - 3ªsérie/Ensino Médio

Como Fazer um Texto Dissertativo:

    Estamos falando do texto: artigo de opinião e do texto dissertativo argumentativo, ambos tem a mesma estrutura, entretanto temos algumas diferenças: 

    O texto dissertativo deve ser escrito preferencialmente em terceira pessoa, já o artigo de opinião poderá usar verbos na primeira pessoa do singular, mesmo que muitos autores prefiram usar a terceira pessoa. No caso do Enem precisaremos de um texto mais elaborado com Introdução, desenvolvimento e conclusão, e na conclusão deve conter uma proposta de intervenção. 

Vejam a seguir:

Leitura atenta dos textos motivadores

Leia os textos que forem oferecidos pela banca examinadora com muita atenção, em seguida, faça listas de palavras ou de ideias que promovam um desencadeamento da argumentação. Durante a leitura você já conseguirá definir um posicionamento e dessa forma constituir uma tese (defesa de um ponto de vista). Pode-se fazer uma delimitação de assunto , quando o tema for muito amplo, assim você conseguirá direcionar, de forma correta, a proposição do tema aproximando-o do seu conhecimento sobre o mesmo.

Levantamentos das ideias”

A “tempestade de ideias” ou “tempestade cerebral” = brainstorming é uma dinâmica de grupo que é usada em várias empresas como uma técnica para resolver problemas específicos, para desenvolver novas ideias ou projetos, para juntar informação e para estimular o pensamento criativo.

 

A Introdução e o Posicionamento.

    Sabemos que os textos dissertativos são textos de debates e são construídos por meio de argumentos. São textos que apresentam temas polêmicos de difícil resolução, temas estes que permeiam a sociedade e as atualidades. “Você deve sustentar um ponto de vista sobre o tema, demonstrar capacidade de mobilizar conhecimentos e opiniões; argumentar de forma coerente e pertinente; articular eficientemente as partes do texto e expressar-se de modo claro, correto e adequado”. Defina e exemplifique com um fato, citação ou estatística.


Argumentação/ Operadores Argumentativos:

Apresentar no desenvolvimento parágrafos argumentativos, os quais podem ter as seguintes formas:

1. Exemplificação

2. Enumeração

3. Comparação

4. Causas e efeitos

5. Evolução histórica

6. Contraposição

 

Conclusão com Proposta de Intervenção:

O que é proposta de intervenção?

    Todos os anos, o texto da proposta de redação do Enem é igual, a única parte que muda é o tema da redação. A apresentação de uma proposta de intervenção na conclusão da redação do Enem equivale a 200 pontos.  Desse modo, se você não elaborar a proposta, sua nota máxima só poderá ser de 800 pontos.

Como fazer uma proposta de intervenção?

    A conclusão é uma das partes mais importante de uma redação nota 1000 no Enem. Na conclusão o candidato vai concluir suas ideias apresentadas anteriormente. Além disso, vai apresentar sua proposta de intervenção, proposta de solução para o problema finalizando assim suas ideias. A proposta de intervenção deve ser elaborada seguindo a estrutura de conclusão com os elementos necessários para produção de proposta.

Elementos da proposta de intervenção:

Sua proposta de intervenção precisa ter 5 elementos:

Ação (o que?)

Agente (quem?)

Modo (como?)

Efeito (para quê?)

Detalhamento (explicação e exemplos) 

    Já no texto de opinião, a conclusão pode apenas retomar as ideias da introdução e fazer um fechamento das mesmas confirmando o posicionamento do autor. 

Planejamento e Projeto de Texto

    O primeiro passo na composição textual deve ser o da reflexão, leitura e organização das ideias a serem desenvolvidas no texto. Nessa parte, é necessário que o autor do artigo de opinião defina:

• Tema;

• Tese;

• Fundamentos da argumentação;

• Organização lógica do texto (aqui, define-se o que deve haver em cada parágrafo, ou seja, qual será a trajetória discursiva usada pelo autor para defender seu ponto de vista no texto).

▪ Rascunho

    Uma vez que o projeto de texto já estiver definido, é o momento de transcrever as ideias projetadas na forma de texto em prosa, ou seja, é a hora de escrever o texto na forma de: parágrafos introdutórios, desenvolvimento e de conclusão. É muito importante que o rascunho seja um produto do projeto de texto e não se desvie da trajetória discursiva planejada.

fonte: https://www.portugues.com.br

professora Martine 

Assista aos vídeos no canal! Tem outros vídeos sobre redação! 

 VÍDEO AULA SOBRE ARTIGO DE OPINIÃO