sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Variações Linguísticas- 9ºano

 

 

VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS      


CONCEITUANDO: Não existe um único jeito de falar a Língua Portuguesa.

VARIEDADES LINGUÍSTICAS: são as variações que a língua apresenta em razão das condições sociais, culturais e regionais nas quais é utilizada.

FATORES DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: Idade; Gênero; Grupos sociais; Profissão; Nível de escolaridade; Região. Como a sociedade é marcada por diferenças sociais, culturais, regionais e etc., a língua apresenta muitas variações, que refletem essas diferenças e constituem as variedades linguísticas.  

VARIAÇÃO REGIONAL

    As diferenças geográficas têm relação com variações da língua. As diferenças podem ser de:  som (pronúncia);  vocabulário;  construções frasais. 

VARIAÇÃO SOCIAL

    Este tipo de variação é inerente ao grupo social/profissional ao qual pertence o falante. ex: dialetos referentes às linguagens técnicas de algumas profissões. ( muitas vezes não entendemos a fala de um médico).

 NORMA-PADRÃO

      A língua está sempre em mudança, em renovação. Novas palavras surgem a todo o momento e formas antes valorizadas caem em desuso com o tempo. Para evitar que cada um use a língua à sua maneira, temos a NORMA-PADRÃO: É uma referência, uma espécie de modelo ou de “lei” que normatiza o uso da língua, falada ou escrita.


OUTROS FATORES DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: ORALIDADE E ESCRITA:

    Na língua oral são comuns, por exemplo, as repetições, as quebras na sequência de ideias, problemas de concordância e o uso de expressões de apoio (né?, humm, tá ligado?). Usamos uma linguagem mais espontânea.

    Já a língua escrita é mais monitorada, pois temos condições de escolher as palavras, de corrigir o texto e melhorá-lo até transmitir exatamente o que desejamos. Usamos uma linguagem mais elaborada.

 FORMALIDADE E INFORMALIDADE:

    Às vezes, falamos em determinadas situações de modo diferente do habitual. Quando falamos em público ou quando conversamos com pessoas mais instruídas do que nós ou com pessoas que ocupam cargo elevado, monitoramos mais o que dizemos, evitando gírias, expressões grosseiras e palavras ou expressões que demonstrem intimidade com o interlocutor. Assim, a língua apresenta maior grau de formalidade. Quando falamos com amigos, por exemplo, a língua apresenta menor monitoramento, dizemos que a língua é informal, pois falamos de forma espontânea.

 

INFORMAL (COLOQUIAL OU DO DIA A DIA).

FORMAL (NORMA PADRÃO). 

     Preconceito linguístico - consiste em discriminar outro falante da Língua Portuguesa por falar diferente ou apresentar vícios de linguagem ou sotaques e expressões diferentes.

ATIVIDADES:

a) O que você entendeu por variação linguística ?

resposta pessoal

b) Cite um exemplo de variação linguística que você conhece ?

resposta pessoal

c) Cite um exemplo de preconceito linguístico que você conheça ou que tenha presenciado: 

resposta pessoal 

 

Clique no link abaixo e assista a vídeo aula

Vídeo aula - Variação Linguística

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário