quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Educação Inclusiva

 

pexels-nothing-ahead-3205071.jpg

    Partindo do princípio que a escola é para todos, temos a obrigação de viabilizar este comprometimento recebendo os alunos de forma igualitária, oferecendo adequação nos espaços e atividades. Quando falamos em inclusão temos a visão de que todos alunos são capazes de aprender, cada um dentro da sua especificidade, que todos têm direito a avaliação honesta também dentro da sua capacidade individual, na organização e entrega das atividades a eles confiadas.

    A escola verdadeiramente inclusiva se prepara para receber seus alunos em toda sua estrutura, seja física estrutural e de recursos humanos, preparando seus profissionais para os desafios da educação especial. Este investimento pressupõe a educação integral não só do estudante com dificuldades, mas todos que o cercam, inclusive os outros alunos que estão na mesma comunidade escolar, pois todos podem contribuir de alguma forma para a educação como um todo. Incluir é proporcionar o sentimento de pertencimento visando a educação verdadeira, criando um sujeito de interação social e cidadã.

pexels-pixabay-265076.jpg

     Os exemplos que são aprendidos na escolas enriquecem a vida de todos que participam dela, a criança com deficiência se espelha nas outras crianças para construir seus saberes , os quais podem transformar vidas e fazer com que essas vivências adquiriram novas perspectivas. As crianças que vivem isoladas ou guardadas para que não sofram, não estão protegidas, mas sim perdendo a oportunidade de experenciar e de se desenvolver de forma saudável.

pexels-pixabay-256468.jpg

    Temos tantos recursos atualmente e podemos trabalhar de forma interdisciplinar e transdisciplinar com o auxílio de outros profissionais envolvendo-os no processo da educação desses alunos. Dentro desta realidade a evolução dos alunos é visível e transforma poderosamente as vidas dos educandos. Todos os avanços tecnológicos e os profissionais habilitados, mostram-nos que estamos no caminho certo. Temos muito que aprender, e se não nos aventurarmos e trabalharmos com as múltiplas capacidades, ficaremos estáticos diante dos aspectos da educação de forma inclusiva e verdadeira.
 
professora Martine

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário