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Partindo
do princípio que a escola é para todos, temos a obrigação de
viabilizar este comprometimento recebendo os alunos de forma
igualitária, oferecendo adequação nos espaços e atividades.
Quando falamos em inclusão temos a visão de que todos alunos são
capazes de aprender, cada um dentro da sua especificidade, que todos
têm direito a avaliação honesta também dentro da sua capacidade
individual, na organização e entrega das atividades a eles
confiadas.
A
escola verdadeiramente inclusiva se prepara para receber seus alunos
em toda sua estrutura, seja física estrutural e de recursos humanos,
preparando seus profissionais para os desafios da
educação especial.
Este
investimento pressupõe a educação integral não só do estudante
com dificuldades,
mas todos que o cercam, inclusive os outros alunos que estão na
mesma comunidade escolar, pois todos podem contribuir de alguma forma
para a educação como um todo. Incluir é proporcionar
o sentimento de pertencimento visando
a educação verdadeira, criando um
sujeito
de interação social e cidadã.
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Os
exemplos que são aprendidos na escolas enriquecem a vida de todos
que participam dela, a criança com deficiência se espelha nas
outras crianças para construir seus saberes , os quais podem
transformar vidas e fazer com que essas vivências adquiriram novas
perspectivas. As crianças que vivem isoladas ou guardadas para que
não sofram, não estão protegidas, mas sim perdendo a oportunidade
de experenciar e de se desenvolver de forma saudável.
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Temos
tantos recursos atualmente e podemos trabalhar de forma
interdisciplinar e transdisciplinar com o auxílio de outros
profissionais envolvendo-os no processo da educação desses alunos.
Dentro desta realidade a evolução dos alunos é visível e
transforma poderosamente as vidas dos educandos. Todos os avanços
tecnológicos e os profissionais habilitados, mostram-nos que estamos
no caminho certo. Temos muito que aprender, e se não nos aventurarmos e trabalharmos com as múltiplas capacidades,
ficaremos estáticos diante dos aspectos da educação de forma
inclusiva e verdadeira.
professora Martine
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