quinta-feira, 14 de abril de 2022

CURSO DE REDAÇÃO - TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO - ATIVIDADES

 

Algumas questões resolvidas:


1) Sobre as diferenças entre o título e o tema, é incorreto afirmar:

a) Título e tema, apesar de serem elementos distintos, comumente são empregados como sinônimos. Ambos são partes de um mesmo tipo de composição, contudo apresentam definições diversas.

b) O tema é o assunto a ser abordado, previamente delimitado e sobre o qual você deverá discorrer ao longo do texto.

c) O título é o assunto a ser abordado, previamente delimitado e sobre o qual você deverá discorrer ao longo do texto.

d) O título deve ser composto por frases curtas e nominais e disposto no início do texto, oferecendo ao leitor uma vaga ideia sobre o assunto que será abordado.


Alternativa c . O título é a inscrição posta no alto do texto que serve para nomeá-lo e indicar referências para o leitor sobre o assunto que será abordado.


2) Sobre a estrutura do texto dissertativo, é correto afirmar, exceto:

a) A introdução corresponde a uma extensão do tópico frasal, apresentando ideias secundárias que o fundamentam ou esclarecem.

b) O parágrafo é uma estrutura superior à frase, que desenvolve, eficazmente, uma única idéia-núcleo. Ele consta, normalmente, sobretudo na dissertação e na descrição, de duas e, às vezes, de três partes: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.

c) Por ser uma modalidade de composição cujo objetivo é analisar ou comentar conceitos ou ideias, a dissertação pode ser apresentada de maneira expositiva ou argumentativa.

d) A conclusão deve retomar a ideia central do texto e levar em consideração os argumentos e aspectos apresentados ao longo do texto

Alternativa “a”. A introdução, também conhecida como tópico frasal, é constituída por frases curtas que devem expressar de maneira sintética a ideia principal do parágrafo.


3) São características da dissertação:

a) Defesa de uma tese através da organização de dados, fatos, ideias e argumentos em torno de um ponto de vista definido sobre o assunto em questão. Nela, deve haver uma conclusão, e não apenas exposição de argumentos favoráveis ou contrários sobre determinada ideia.

b) Os eventos são organizados cronologicamente, com uma estrutura que privilegia os verbos no pretérito perfeito e predicados de ação relativos a eventos que se referem à primeira ou à terceira pessoa. Presença de enunciados que sugerem ação e novos estados.

c) Predominância de caracterizações objetivas (físicas, concretas) e subjetivas (dependem do ponto de vista de quem as descreve) e uso de adjetivos. Os tipos de verbos mais comuns na estrutura do texto são os verbos de ligação.

d) Tipo textual marcado por uma linguagem simples e objetiva, sendo que um dos recursos linguísticos marcantes desse tipo de texto é a utilização dos verbos no imperativo, típicos de uma atitude coercitiva.

Alternativa “a”. A dissertação argumentativa implica a defesa de uma tese, cuja finalidade é a de convencer ou tentar convencer o leitor através de evidências presentes em bons argumentos.


4) Os seis períodos abaixo constituem um parágrafo de introdução para um texto dissertativo acerca da preocupação ecológica na atualidade. Sua tarefa é ordená-los corretamente.

( A ) Entre os fatores responsáveis por esse quadro, encontram-se a ganância de grandes empresas, o descaso de muitos governos e a falta de consciência do cidadão comum.

(B) Poluição das águas

(C) Felizmente, no entanto, nem tudo está perdido, pois ganha espaço no mundo a preocupação com as questões ambientais.

(D) Destruição da camada de ozônio.

(E) Tais têm sido alguns dos problemas ecológicos mais frequentes dos últimos tempos.

(F) Lixo não biodegradável.

GABARITO

Resposta: B-D-F-E-A-C


    Poluição das águas, destruição da camada de ozônio, lixo não biodegradável. Tais têm sido alguns dos problemas ecológicos mais frequentes dos últimos tempos. Entre os fatores responsáveis por esse quadro, encontram-se a ganância de grandes empresas, o descaso de muitos governos e a falta de consciência do cidadão comum. Felizmente, no entanto, nem tudo está perdido, pois ganha espaço no mundo a preocupação com as questões ambientais.

    Observe que a introdução foi construída usando a estratégia fotográfica, também chamada de flashes. Obviamente, a ordem do gabarito, nesse caso, pode ser alterada. O último período constitui a tese, ou seja, o posicionamento que será defendido ao longo do texto. Apesar de simples, o parágrafo acima cumpre com as duas funções básicas de uma introdução: contextualiza o tema e direciona a abordagem.


5) Qual a função do primeiro parágrafo em uma dissertação?

(X) Apresentar o problema e fazer um panorama geral do que será abordado no texto.

(_) Resumir o texto oferecendo uma solução para o problema que será introduzido nos parágrafos subsequentes.

(_) Continuar o desenvolvimento do texto, abordando temas para que o leitor se identifique como um eu no mundo.

(_) Introduzir os personagens ao leitor, e a trama que se desenvolverá ao longo da narrativa.

Saiba mais: O primeiro parágrafo de um texto dissertativo não pode ser outro a não ser introduzir o tema. A redação não é uma narrativa que necessite apresentar personagens. O texto está apenas começando para ser uma continuação e não cabe aqui resumir ou solucionar o problema que será trabalhado em parágrafos seguintes.


6) Quando falamos dos parágrafos de desenvolvimento de uma dissertação, qual alternativa corresponde melhor para descrevê-los?

(_) São os parágrafos em que o autor exprime seus sentimentos em relação aos problemas sociais que o afetam pessoalmente.

(_) Parte do texto marcada pelo diálogo entre protagonista e antagonista com o propósito de desenvolvimento dos personagens.

(X) São os parágrafos em que o autor descreve seus argumentos persuasivos utilizando recursos como citação, comprovação ou raciocínio lógico.

(_) É quando o autor enumera os motivos por estar participando do vestibular e suas vontades de mudar o mundo através de seu futuro trabalho.

Saiba mais: Nos famosos parágrafos do meio ou oficialmente parágrafos de desenvolvimento o autor expõe seus argumentos. Se tratando de um tipo de texto formal como é a redação dissertativa, não há espaço para questões pessoais ou desenvolvimento de personagens.


7) Diga que tipo de problema o seguinte enunciado possui:

Executivo, Legislativo, e Judiciário são os três poderes que constituem a república brasileira. Embora muitos digam que hoje a imprensa seja o quarto poder.”

(_) Coerência

(_) Inadequação de gênero

(_) Coesão

(X) Pontuação

Saiba mais: Quando estamos usando vírgulas para enumerar itens, seja na lista de compras da feira, escalação de time de futebol ou os três poderes da república, não podemos deixar o último item separado por vírgula + e. Aquela pontuação ficou sobrando ali na frase, por isso a alternativa correta é esta.


8) Qual é a função do último parágrafo de uma dissertação?

(X) Encerrar o pensamento discorrido nas partes anteriores da redação, podendo sugerir uma resposta para o problema apresentado.

(_) Deixar uma questão impactante para o leitor, fazendo com que ele reflita seu papel na sociedade.

(_) Comentar o próprio texto com um tom otimista independentemente da gravidade do problema do tema.

(_) Opinar de maneira parcial sobre a qualidade do teste aplicado.

Saiba mais: Entre as alternativas apresentadas, a correta é a que encerra o pensamento discorrido pelo texto com uma possível solução para o problema que foi apresentado. É bem provável que muitos tenham confundido com a alternativa que envolve deixar uma questão impactante para o leitor. Mas essa está incorreta, pois em uma dissertação argumentativa você precisa deixar suas ideias bem resolvidas no fim do texto.


9) Assinale a alternativa em que uma forma verbal foi empregada incorretamente:

(_) O juiz interveio na discussão, o que causou espanto do júri popular.

(X) Se a testemunha depor favoravelmente, o réu será absolvido.

(_) Quando eu reouver o dinheiro, pagarei os impostos novamente.

(_) Quando você vier a Brasília, ficará perplexo com a movimentação da Câmara.


Saiba mais: A questão 7 é um pouquinho complicada porque usa formas verbais que não são muito vistas por aí. O verbo reouver parece bem estranho, mas está correto. É o futuro do subjuntivo de reaver. A alternativa certa é a que tem o verbo depor, que está empregado de maneira incorreta. A forma certa deste verbo para essa frase é depuser, porque se trata do futuro do subjuntivo do verbo depor.


10) Observe a oração abaixo e indique qual alternativa destaca o erro que ela apresenta:

O réu foi incriminado pela Polícia Federal, pois de acordo com os promotores, o mesmo recebeu bens roubados.”

(_) O adjetivo “incriminado” está empregado de forma incorreta.

(X) O pronome “mesmo” está incorreto.

(_) O verbo “comprar” não pode ser utilizado da forma apresentada.

(_) O substantivo “Polícia Federal” não poderia estar antes da vírgula.

Saiba mais: Para esta questão, lidamos com o velho e conhecido problema dos elevadores: “antes de entrar tenha certeza de que o mesmo está no andar”. O termo mesmo não pode ser utilizado como um pronome pessoal. E aqui, o mesmo ele está empregado para se referir ao réu.


11) Analise a frase abaixo:

A votação da lei pela Câmara foi postergada indefinidamente por que o presidente da casa, que não compareceu na última sessão, teve que realizar uma viagem urgente.  A frase está…

(_) Correta.

(_) Errada. O artigo que precede o substantivo trâmite está com o gênero inadequado.

(X) Errada. Há uma locução adverbial mal aplicada.

(_) Errada. Há um aposto que não está separado por vírgulas.

Saiba mais: Ah, os porquês! Tão utilizados e tão misteriosos. Ou melhor, nem tanto. Na frase da questão, temos uma locução verbal que não foi empregada corretamente. A forma correta para ser aplicada na frase é porque – junto e sem acento, já que se trata de uma explicação. A forma por que só aparece em perguntas.



Resumo sobre alguns métodos de estudos:


    Os métodos facilitam o aprendizado, facilitam a forma como você estuda, e isso vai influenciar no resultado que se quer alcançar. 

    Existem alguns métodos de estudo que podem fazer com que você apreenda o conteúdo estudado de forma mais eficiente, o que procuramos é eficiência para obtermos bons resultados.


Veja aqui alguns métodos de estudo:

Técnica Pomodoro

    É um método que aplica a gestão do tempo como auxiliador dos estudos, consiste em trabalhar o conteúdo por 25min e depois descansar 15min e assim sucessivamente.


Mapa Mental

    Esse método funciona como o desenho de uma espécie de polvo, na parte central coloca-se o título do conteúdo a ser estudado e depois em cada “tentáculo” ou ramificação ao redor do título colocam-se conceitos, explicações, subtemas, tópicos relevantes e até exercícios resolvidos, se for o caso. Use sempre muitas cores para ficar agradável e fácil de visualizar todos os itens. Também se pode usar desenhos ou imagens que ajudem a memorizar o que se deseja estudar.


Autoexplicação

    Consiste em fazer a leitura em voz alta, se perguntar, fazer questionamentos acerca do assunto e responder de formas diferentes ao mesmo tema.


Fichamento ou Resumo


    Você pode fazer fichas com os conteúdos colocando definições ou conceitos, funções ou modo de usar, sobre o que está no conteúdo e também colocar exercícios resolvidos.


Releitura

    Fazer a leitura várias vezes e de formas diferentes, por exemplo, ler em voz alta, depois fazer a leitura “copiando”, reescrevendo com suas palavras, depois de reler tente escrever o que foi lido, faça pausadamente e por parágrafo, retire as palavras chaves, de ação e estado, por exemplo, os verbos, depois tente fazer uma analogia com realidade ou com outros verbos. Nessa releitura você pode recriar os textos de varias formas, mapa mental, tabelas, listas de ideias, perguntas e respostas.


Gravar a leitura

    Pode ser bem legal ouvir a própria leitura, nestes momentos podemos nos ouvir e prestar atenção desde os erros de gravação, até os de leitura mesmo, assim durante a gravação faça a correção e regrave, é divertido e funciona. Você pode até mesmo fazer um roteiro de gravação , durante a leitura em voz alta, faça o roteiro como se fosse uma lista de lembranças e depois faça a uma gravação com o roteiro! Criar músicas e frases engraçadas sobre o tema também são boas opções.


Praticar sempre!

    O processo do aprendizado passa por fases, primeiro aprendemos o conteúdo , depois apreendemos o conteúdo e ele começa a fazer parte das tuas experiências aí colocamos em prática o aprendizado. Assim quanto mais você estudar, seu conhecimento e capacidade de aprender aumentarão e você conseguirá aprender e memorizar muito mais coisas em menos tempo.

    Repetição, é importante que não tenhamos preguiça de repetir, temos que comandar nossas ansiedades e medos, comprometimento, foco, concentração, fazer testes durante o estudo podem fazer com que você ganhe energia para continuar.

    Quando ainda estamos em dúvida de algum conteúdo isso significa que na verdade aprendemos parte do que foi estudado neste caso então vamos para a pesquisa. Atualmente é muito fácil pesquisar, então não tenha medo de pesquisar e perguntar de várias formas para compreender o porquê não houve aprendizado.


Escolha o melhor método, aquele no qual você se encaixa melhor!

Mãos a obra!



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