quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Refletindo Sobre a Identidade do Professor.


Refletindo sobre a construção da identidade do professor de educação infantil.

    A prática docente é muito mais que simplesmente dar aula, a docência é um verdadeiro envolvimento entre educador e educando em todos os sentidos. Ensinar também significa aprendizado instantâneo das necessidades de todos os envolvidos neste processo. A intervenção promovida pelo educador pode dar um sentido verdadeiro para a vida da criança, por isso pressupõe muita responsabilidade.

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    As técnicas devem ser desenvolvidas para criar um ambiente de aprendizado e confiança, porém não podemos esquecer o contínuo olhar integral nas atividades, para que as mesmas tenham sentido dentro das propostas apresentadas. A criança se apresenta como um campo de pesquisa para o educador, para que este possa desvendar as melhores formas de conduzir o desenvolvimento dela. A realidade pode não ser a ideal, entretanto as formas de guiar as atividades devem ser desenvolvidas tanto pelo professor quanto pelo aluno, que recria a forma como consegue aprender e ajuda o professor a entender a sua realidade, para que o mesmo possa reavaliar suas práticas, relacionando-as com a teoria aprendida e adaptando às situações reais.

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    As circunstâncias e o espaço podem influenciar na perspetiva em relação a assertividade das técnicas e é nesse momento que poderemos avaliar de forma efetiva o planejamento, pois nem tudo acontece como estamos esperando e saber lidar com situações inusitadas faz parte do  aprendizado como educadores.

    A interação com o meio e os demais construtores do aprendizado são de extrema importância, todas as interações entre as crianças, o meio e as descobertas fazem parte do desenvolvimento histórico-social da mesma e assim ela constrói sua leitura de mundo. Nesta situação cabe ao professor orientar e ser um facilitador para promover o crescimento cognitivo da criança.

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    Compreender o papel dos profissionais da educação infantil significa entender que a prática docente deverá ser concretizada no âmbito do “cuidar e do educar”, comprometida com os direitos fundamentais das crianças e no oferecimento de espaços acolhedores, criativos e seguros, os quais criem oportunidades de aprendizagem e experiências com os saberes e as linguagens de nossa sociedade (OLIVEIRA, 2012)”

    Contudo a prática docente é muito importante neste estágio de desenvolvimento dos pequenos, pois ela pode descortinar um mundo de possibilidades que envolve o crescer e o brincar para desenvolver o físico motor e cognitivo de forma saudável.

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    Dentro desse cenário o professor se torna essencial para todo o processo, sem esquecer do espaço físico no qual o aluno pode e deve ter condições apropriadas para poder brincar e se relacionar com os demais colegas, ensinando e aprendendo, assim ele amplia seus conhecimentos. Ambos são importantes para que o processo aconteça e venha a ser benéfico para a criança.

    Sabemos que inúmeras ações precisam ser viabilizadas em relação a educação, desde políticas públicas, formação e apoio psíquico para os profissionais, investimento econômico, estrutural e social para o sucesso no processo ensino aprendizagem.


Professora Martine

 

Intertextualidade - 9ºano

Texto 1

Versículos de 1 Coríntios 13 do livro de 1 Coríntios da Bíblia.

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O amor

1 Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine.

2 Ainda que eu tenha o dom de profecia, saiba todos os mistérios e todo o conhecimento e tenha uma fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor, nada serei.

3 Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me valerá.

4 O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.

5 Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.

6 O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.

7 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

8 O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará.

9 Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos;

10 quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá.

11 Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino.

12 Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma com que sou plenamente conhecido.

13 Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.

Fonte: https://www.bibliaon.com/1_corintios_13/



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Texto 2

Monte castelo

Legião Urbana

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Ainda que eu falasse a língua do homens
E falasse a língua do anjos, sem amor eu nada seria

É só o amor, é só o amor
Que conhece o que é verdade
O amor é bom, não quer o mal
Não sente inveja ou se envaidece

O amor é o fogo que arde sem se ver
É ferida que dói e não se sente
É um contentamento descontente
É dor que desatina sem doer

Ainda que eu falasse a língua do homens
E falasse a língua do anjos, sem amor eu nada seria

É um não querer mais que bem querer
É solitário andar por entre a gente

É um não contentar-se de contente
É cuidar que se ganha em se perder

É um estar-se preso por vontade
É servir a quem vence, o vencedor

É um ter a quem nos mata a lealdade
Tão contrário a si é o mesmo amor

Estou acordado e todos dormem
Todos dormem, todos dormem
Agora vejo em parte
Mas então veremos face a face
É só o amor, é só o amor
Que conhece o que é verdade

Ainda que eu falasse a língua dos homens
E falasse a língua do anjos, sem amor eu nada seria

Fonte: Musixmatch    Compositores: Junior Renato Manfredini


Texto 3

Amor Camões

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Cerca de 33 frases e pensamentos: Amor Camões

Amor é fogo que arde sem se ver;

É ferida que dói, e não se sente;

É um contentamento descontente;

É dor que desatina sem doer.


É um não querer mais que bem querer;

É um andar solitário entre a gente;

É nunca contentar-se de contente;

É um cuidar que se ganha em se perder.


É querer estar preso por vontade;

É servir a quem vence, o vencedor;

É ter com quem nos mata, lealdade.


Mas como causar pode seu favor

Nos corações humanos amizade,

Se tão contrário a si é o mesmo Amor?

Luís de Camões

fonte: https://www.pensador.com/amor_camoes/

 Depois da leitura dos textos explique com suas palavras a intertextualidade que existe entre eles:

 

Pessoal, o gabarito das atividades estarão disponíveis quando solicitados pela caixa de contato na barra lateral do Blog. Obrigada!

professora Martine


Numeral - 6ºano

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Numeral

Numeral é a palavra que se refere ao substantivo dando a ideia de número de quantidade:

Ex: Perseguido por três policiais um leão corre pelas ruas da cidade vizinha.

Ex: Nós éramos cinco e brigávamos muito.


O numeral pode indicar quantidade (numeral cardinal) uma quantidade determinada de seres: Ex: numeral cardinal: 1, 2, 3, 4 e 5. (um, dois, três, quatro)

O numeral pode indicar ordem (numeral ordinal) indica uma ordem a posição em que ocupa numa série: Ex: primeiro, segundo, terceiro.

O numeral pode indicar a ideia de multiplicação (numeral multiplicativo), quantas vezes a quantidade foi aumentada: Ex: o dobro, o triplo, o quádruplo ou quíntuplo.

O numeral fracionário expressa a ideia de divisão (numeral fracionário), indicando em quantas vezes ou em quantas partes a quantidade foi dividida: Ex: meio, terço, quarto, quinto.


Atividades:

1) Escreva por extenso os numerais cardinais:

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a) 57

b) 105

c) 279

d) 312

d) 13758

e) 5615

2) Escreva por extenso os numerais ordinais

a) 33o

b) 55o

c) 12o

d) 3o

e) 5o

f) 13o

3) Classifique os numerais destacados:

a) Moro no quinto andar

b) Nossa escola conquistou o primeiro lugar no campeonato

c) Comprei 200 g de mortadela

d) Onde havia o dobro de alunos na sala de aula

e) Come apenas um quarto da maçã

f)  Em casa somos cinco irmãos



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professora Martine


O Adjetivo - 6ºano

Adjetivo é a palavra que caracteriza o substantivo

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Ex: Homens brutalizados como aquele.

Ex: Homens gentis.

O adjetivo ao caracterizar o substantivo pode indicar:

Qualidade:

Um homem estúpido ou um homem delicado !

Estado:

O trânsito estava confuso trânsito estava calmo.

Lugar de origem:

Cidadão brasileiro, cidadão carioca, cidadão paulista.


A formação do adjetivo também pode ser:

Primitivo: é aquele que não deriva de outra palavra: ex:pequeno embrulho.

Derivado: é aquele que deriva de outra palavra geralmente de substantivos ou verbos: ex:funcionária preguiçosa - derivado do substantivo preguiça. Ex:coração amargurado deriva do verbo amargurar

Simples: é aquele formado de apenas um radical: ex: ruas escuras, problemas brasileiros.

Composto: é aquele formado de dois ou mais radicais: ex:cabelo castanho escuro. Ex:problemas luso-brasileiros.


O adjetivo é uma classe variável como o substantivo varia para indicar o gênero o número e o grau:

- variação de gênero: ex:gênero masculino e feminino: ex: aluno aplicado e aluna aplicada

- Variação de número: ex: aluno aplicado x alunos aplicados.

- Variação de grau: ex: aluno aplicado, aluno muito aplicado, aluno aplicadíssimo.


Quanto ao gênero os adjetivos podem ser:

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Uniformes possuem apenas uma forma que se aplica tanto a substantivos masculinos como a femininos: ex: O moço feliz, a moça feliz.

Biformes possuem duas formas uma para o masculino e outra para o feminino: ex: Amigo brincalhão, amiga brincalhona, autor corajoso, autora corajosa.


Nós temos o grau comparativo que pode ser:

- Grau de igualdade: ex: o garoto é tão inteligente quanto sua irmã.

- Grau de superioridade: ex: o garoto é mais inteligente que sua irmã.

- Grau de inferioridade: ex: o garoto é menos inteligente que a sua irmã.

- Grau superlativo ele pode ser absoluto, quando a qualidade de um ser é intensificado em relação a todos os outros seres e não apenas um ser:

ex: a moça é inteligentíssima, a moça é altíssima.


Para caracterizar o substantivo em lugar de um adjetivo pode aparecer uma locução adjetiva ou seja uma expressão formada com duas ou mais palavras com o valor de adjetivo:

Ex: sapatos sem meias. substantivo sapato e sem meias locução adjetiva.

Ex: touca de bolinhas. substantivo touca e de bolinhas locução adjetiva.

Muitas locuções podem ser substituídas por adjetivos de igual significado. Ex: luz do sol – luz solar

força de leão – força leonina

carne de boi – carne bovina

carne de porco – carne suína

amor de mãe – amor maternal

amor de pai – amor paternal


São denominados pátrios os adjetivos que indicam lugar de origem referindo-se a continentes, países, estados, cidades e etc..

Exemplo: Cabo frio – Cabo frio

Campinas – campineiro ou Campinense

Estados Unidos – estadunidense

Florianópolis – florianopolitano

Japão – japonês

Lisboa – lisboeta

Rio de janeiro – Fluminense do estado ou carioca da cidade

Salvador – soteropolitano

Santa Catarina – catarinense ou barriga Verde

São Paulo – do Estado Paulista da cidade paulistano



Atividade:

1) Informe se os adjetivos destacados indicam qualidade, estado ou lugar de origem:

a) O rapaz mineiro venceu o festival de música.

b) ela andava distraída pelas ruas vazias.

c) Na sala pequena havia poucos convidados.

d) O computador japonês surpreendeu os americanos.

e) O carro antigo foi para a exposição.

f) O burrinho permanecia na coberta. Sonolento...


2) Informe se o adjetivo destacado é primitivo ou derivado:

a) O atleta nadador foi desclassificado.

b) O pai chegou cansado e não jantou.

c) A funcionária alta alcançou a lâmpada queimada.

d) O prédio novo foi multado pela prefeitura.

e) O grande borrão de tinta marcava seu uniforme.


3) Informe se o adjetivo destacado é simples ou composto:

a) O empregado esperto terminou o serviço rapidamente.

b) O cidadão aposentado foi durante toda a vida um homem trabalhador. 

c) O pôr do sol tingia o céu de vermelho alaranjado.

d) A professora explicou nossas raízes afro-indígenas.

e) Aquele livro infanto juvenil foi um sucesso.

 

CLIQUE AQUI E ASSISTA A AULA SOBRE ADJETIVOS 


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professora Martine

domingo, 10 de outubro de 2021

A Educação e a Pandemia


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        A pandemia logo se tornou um problema de saúde global e teve um grande impacto na educação. No segundo semestre do ano letivo de 2020, o ensino se deu por meio do ensino a distância (EaD).

         Apesar dos desafios, os alunos puderam se adaptar aos novos métodos de aprendizagem na educação híbrida, que logo se tornou completamente a distancia. Alguns entenderam que a aprendizagem combinada em sala de aula e a distância (hibridismo) pode ser implantada daqui para frente nas escolas de vários lugares pelo mundo. A pandemia muda não apenas a utilização da tecnologia na educação, mas também as estratégias pedagógicas no futuro.

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         A Organização Mundial de Saúde declarou a pandemia no início do ano de 2020, e agora se tornou um grande desafio de saúde pública em todo o mundo. O controle da infecção e as medidas de distanciamento físico são inevitáveis para controlar a situação pandêmica. Por isso, isolamento social virou regra em muitos países, resultando no fechamento de escolas e universidades por todo o lugar. 
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       Desta forma, as instituições foram obrigadas a fazer modificações para continuar a oferecer educação eficiente e as atividades de ensino e aprendizagem foram imediatamente transportadas para um aprendizado que faz uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Esta incorporação de recursos tecnológicos e estratégias educacionais foram primordiais para o sucesso dos processos de ensino e aprendizagem. A educação híbrida é definida como a integração da sala de aula e do ensino à distância para facilitar o conhecimento integral dos alunos. No entanto, a nova abordagem redesenha os conteúdos que são desenvolvidos, programados e inseridos por meio de uma combinação de atividades físicas e virtuais. 
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       A aprendizagem ativa centrada no aluno por meio de métodos combinados teve uma boa aceitação por parte de alguns, que no primeiro ano preferiram a EaD. Embora concordemos que a EaD é um método de aprendizagem muito eficiente, percebemos os desafios durante este tipo de estudo como, conexão instável de internet, gastos financeiros com equipamentos e ferramentas para estudar, fatores internos, como gerenciamento de tempo, dificuldade de se concentrar e a falta de organização prévia nas situações cotidianas.
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     Sabemos que a educação a distância veio para ficar, porém precisamos de tempo para que toda a instabilidade ligada a essa nova forma e ensino aprendizagem venha a se dissipar, tornando-a mais acessível dentro das realidades das escolas de vários países. Muitos serão os desafios, entretanto teremos que enfrentar sabendo que haverá perdas pelo caminho e um possível final feliz se todos trabalharmos de forma assertiva.

Martine Leresche

Jogo de Inglês - Comidas - 6ºano



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Jogo dos Verbos - 7ºano

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