quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Refletindo Sobre a Identidade do Professor.


Refletindo sobre a construção da identidade do professor de educação infantil.

    A prática docente é muito mais que simplesmente dar aula, a docência é um verdadeiro envolvimento entre educador e educando em todos os sentidos. Ensinar também significa aprendizado instantâneo das necessidades de todos os envolvidos neste processo. A intervenção promovida pelo educador pode dar um sentido verdadeiro para a vida da criança, por isso pressupõe muita responsabilidade.

pexels-element-digital-1370298.jpg

    As técnicas devem ser desenvolvidas para criar um ambiente de aprendizado e confiança, porém não podemos esquecer o contínuo olhar integral nas atividades, para que as mesmas tenham sentido dentro das propostas apresentadas. A criança se apresenta como um campo de pesquisa para o educador, para que este possa desvendar as melhores formas de conduzir o desenvolvimento dela. A realidade pode não ser a ideal, entretanto as formas de guiar as atividades devem ser desenvolvidas tanto pelo professor quanto pelo aluno, que recria a forma como consegue aprender e ajuda o professor a entender a sua realidade, para que o mesmo possa reavaliar suas práticas, relacionando-as com a teoria aprendida e adaptando às situações reais.

pexels-yan-krukov-8612988.jpg


    As circunstâncias e o espaço podem influenciar na perspetiva em relação a assertividade das técnicas e é nesse momento que poderemos avaliar de forma efetiva o planejamento, pois nem tudo acontece como estamos esperando e saber lidar com situações inusitadas faz parte do  aprendizado como educadores.

    A interação com o meio e os demais construtores do aprendizado são de extrema importância, todas as interações entre as crianças, o meio e as descobertas fazem parte do desenvolvimento histórico-social da mesma e assim ela constrói sua leitura de mundo. Nesta situação cabe ao professor orientar e ser um facilitador para promover o crescimento cognitivo da criança.

pexels-yan-krukov-8613095.jpg


    Compreender o papel dos profissionais da educação infantil significa entender que a prática docente deverá ser concretizada no âmbito do “cuidar e do educar”, comprometida com os direitos fundamentais das crianças e no oferecimento de espaços acolhedores, criativos e seguros, os quais criem oportunidades de aprendizagem e experiências com os saberes e as linguagens de nossa sociedade (OLIVEIRA, 2012)”

    Contudo a prática docente é muito importante neste estágio de desenvolvimento dos pequenos, pois ela pode descortinar um mundo de possibilidades que envolve o crescer e o brincar para desenvolver o físico motor e cognitivo de forma saudável.

pexels-jess-bailey-designs-2002217.jpg


    Dentro desse cenário o professor se torna essencial para todo o processo, sem esquecer do espaço físico no qual o aluno pode e deve ter condições apropriadas para poder brincar e se relacionar com os demais colegas, ensinando e aprendendo, assim ele amplia seus conhecimentos. Ambos são importantes para que o processo aconteça e venha a ser benéfico para a criança.

    Sabemos que inúmeras ações precisam ser viabilizadas em relação a educação, desde políticas públicas, formação e apoio psíquico para os profissionais, investimento econômico, estrutural e social para o sucesso no processo ensino aprendizagem.


Professora Martine

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário