domingo, 10 de outubro de 2021

A Educação e a Pandemia


pexels-bich-tran-928804.jpg

        A pandemia logo se tornou um problema de saúde global e teve um grande impacto na educação. No segundo semestre do ano letivo de 2020, o ensino se deu por meio do ensino a distância (EaD).

         Apesar dos desafios, os alunos puderam se adaptar aos novos métodos de aprendizagem na educação híbrida, que logo se tornou completamente a distancia. Alguns entenderam que a aprendizagem combinada em sala de aula e a distância (hibridismo) pode ser implantada daqui para frente nas escolas de vários lugares pelo mundo. A pandemia muda não apenas a utilização da tecnologia na educação, mas também as estratégias pedagógicas no futuro.

pexels-dids-2675061.jpg

         A Organização Mundial de Saúde declarou a pandemia no início do ano de 2020, e agora se tornou um grande desafio de saúde pública em todo o mundo. O controle da infecção e as medidas de distanciamento físico são inevitáveis para controlar a situação pandêmica. Por isso, isolamento social virou regra em muitos países, resultando no fechamento de escolas e universidades por todo o lugar. 
pexels-karolina-grabowska-4195330.jpg

       Desta forma, as instituições foram obrigadas a fazer modificações para continuar a oferecer educação eficiente e as atividades de ensino e aprendizagem foram imediatamente transportadas para um aprendizado que faz uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Esta incorporação de recursos tecnológicos e estratégias educacionais foram primordiais para o sucesso dos processos de ensino e aprendizagem. A educação híbrida é definida como a integração da sala de aula e do ensino à distância para facilitar o conhecimento integral dos alunos. No entanto, a nova abordagem redesenha os conteúdos que são desenvolvidos, programados e inseridos por meio de uma combinação de atividades físicas e virtuais. 
pexels-johnmark-kuznietsov-14154.jpg

       A aprendizagem ativa centrada no aluno por meio de métodos combinados teve uma boa aceitação por parte de alguns, que no primeiro ano preferiram a EaD. Embora concordemos que a EaD é um método de aprendizagem muito eficiente, percebemos os desafios durante este tipo de estudo como, conexão instável de internet, gastos financeiros com equipamentos e ferramentas para estudar, fatores internos, como gerenciamento de tempo, dificuldade de se concentrar e a falta de organização prévia nas situações cotidianas.
pexels-olenka-sergienko-3646105.jpg

 



     Sabemos que a educação a distância veio para ficar, porém precisamos de tempo para que toda a instabilidade ligada a essa nova forma e ensino aprendizagem venha a se dissipar, tornando-a mais acessível dentro das realidades das escolas de vários países. Muitos serão os desafios, entretanto teremos que enfrentar sabendo que haverá perdas pelo caminho e um possível final feliz se todos trabalharmos de forma assertiva.

Martine Leresche

Nenhum comentário:

Postar um comentário