sábado, 16 de outubro de 2021

Estudo do Predicado - 7º e 8º ano.

 

Estudo do Predicado

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O predicado é o termo da oração que contém o verbo. Apesar do sujeito e o predicado serem termos essenciais da oração, alguns predicados têm verbos impessoais em que a oração não possui sujeito. Mas se a oração é estruturada em torno de um verbo e ele é contido no predicado é impossível existir uma oração sem predicado.

Exemplo:

Os meninos fogem da bola.

Choveu muito em São Paulo.

Para estudar o predicado é preciso conhecer o verbo que o forma.

Verbo quanto à predicação

Verbo intransitivo: São verbos que expressam ação, estes verbos são os verbos significativos:

Verbo intransitivo é aquele que traz em si a ideia completa da ação, sem necessitar, portanto, de um outro termo para completar o seu sentido.

Exemplos:

O sol despontou.

A criança chora.

As folhas caem.

O verbo intransitivo: poderá, sozinho, formar o predicado ou então aparecer acompanhado de palavras ou expressões indicativas de lugar, tempo, modo, intensidade e etc..

Exemplos:

As folhas caem no inverno.

O verbo transitivo: é aquele que não traz em si a ideia completa da ação, necessitando, portanto, de um outro termo para completar o seu sentido. Por completar o sentido de um verbo, esse outro termo é um complemento verbal ou objeto.

Exemplos:

Poucos viram o cometa Halley.

Os professores precisam de melhores salários.

O verbo transitivo pode ser transitivo direto, liga-se diretamente a seu complemento, não exigindo preposição, seu complemento então é um objeto direto.

Exemplos:

Os feirantes tiveram lucro.

Derrubaram a velha casa.

Verbo transitivo indireto, liga se indiretamente ao seu complemento, por meio de uma preposição, seu complemento é objeto indireto.

Exemplos:

Todos nós precisamos de respeito.

Eu acredito em Deus.

Eu não concordo com você.


Verbos de ligação

São verbos que expressam estado, não são significativos. É aquele que liga as características do sujeito ao sujeito, estabelecendo entre eles uma relação de ligação (sujeito e característica).

Exemplos:

O choro da criança parecia fraco.

A menina permaneceu calada.


Então temos:

O predicado Verbal: é aquele que informa a ação, seu núcleo é o verbo de ação, logo um verbo significativo. Verbo transitivo ou intransitivo.

O predicado nominal: é aquele cujo o núcleo do predicado não é o verbo, e sim a palavra que indica a característica do sujeito, contida no predicado.

Predicado verbo-nominal: é aquele que fornece duas informações, ação e estado, o predicado verbo-nominal é constituído de dois núcleos, um verbo e um nome (predicativo).


Atividades:

1. Sublinhe os verbos das frases abaixo e diga se são intransitivos ou transitivos, quando forem transitivos identifique-os e destaque o objeto:

a) Nós obedecemos as leis, mas nem todos fazem isso.

b) Alisei meus cabelos e pintei minhas unhas.

c) Dei um dinheiro ao garoto e ele comprou um doce.

d) Alguns choravam, outros riam.


2. Identifique somente as frases que possuem verbo de ligação e sublinhe-os:

a) Tudo parecia muito estranho.

b) A mulher andava devagar pelas ruas.

c) Meu amigo andava tristonho naquela época.

d) O garoto caiu doente alguns dias.

e) Cláudio vive feliz.


3. Destaque os verbos e classifique-os quanto a sua predicação:

a) O atleta surge radiante.

b) Nós precisamos de calma e de compreensão.

c) A sala permanecia silenciosa até o menino chegar .

d) Eles se tornaram agressivos repentinamente.

e) Maria e Cristina limparam toda a casa.

 

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professora Martine


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sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Corra Para Pegar o Seu Café da Manhã - Inglês 6ºano

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Jogo da Memória - Todas as Idades

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Frase, Oração e Período - 7ºano

Frase é a palavra ou o conjunto organizado de palavras com sentido completo que estabelece comunicação.

1. Leia e compare as frases

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Que dia lindo!

Hoje o dia está lindo!

a) sublinhe os verbos das frases:

b) O que você observou a respeito das frases em relação aos verbos ?

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Em sintaxe, frase com verbo é chamada período:

Período é uma frase que se organiza em torno de um ou mais verbos ou locuções verbais constituindo-se portanto de uma ou mais orações.

Oração organiza-se em torno de um verbo ou de uma locução verbal, podendo ou não ter sentido completo.

Período simples – possui uma oração um verbo ou (uma locução verbal).

Período composto – possui duas ou mais orações ou (dois verbos ou locuções verbais).

Atividades:

2. Leia:

Mas quem ia querer comprar ,pagar e não levar o produto?”

a) Quantas palavras há nesse trecho

b) Marque ABAIXO as alternativas corretas: Essas palavras…

( ) Vem organizados em determinada sequência.

( ) Estão desorganizadas, desordenadas.

( ) Vem isoladas não estabelecendo relação entre elas.

( ) Mantêm relações de concordância entre elas.

( ) Têm sentido completo, dentro do contexto.

( ) Não tem sentido completo.


3. Como é a letra inicial da primeira palavra desse trecho? Que sinal de pontuação marca o fim do trecho?

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 4. Qual é a mensagem transmitida nesse trecho? Você entendeu?

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Esse conjunto de palavras é denominado frase!

Dica: Locução verbal é formada por dois verbos ou mais verbos com função de um verbo apenas. Assim: vamos usar, posso passar, pode deixar, estava esperando,….

clique aqui e assista a aula de Frase, Oração e Período.
 

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professora Martine

Pronomes - Interpretação e Gramática - 6ºano


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1. Leia o Texto

 Miau.

Essa gata, cuidado com ela.

Tão macia e dengosa,

lá vai você todo prosa.

De repente mela.

Crente que a apanha,

ela revida, dá o bote

(do mel, cadê o pote ?)

e arranha.

fonte: Tavares, Ulices. Caindo na real. São Paulo: Moderna, 2004.p.56. (Veredas)


Releia o verso:

ela revida, dá o bote”

 

a) A palavra ela está no lugar de qual substantivo?

__________________________________________________

b) Em que o outro verso aparece essa palavra? Que termo ela substitui?

__________________________________________________


c) A palavra ela indica:

( ) a pessoa que fala 1ª pessoa

( ) a pessoa com quem se fala pessoa

( ) a pessoa de quem se fala pessoa


2. Concluindo, no poema a palavra ela:

( ) acompanha um substantivo gata, caracterizando-o.

( ) substitui o substantivo gata, indicando a pessoa do discurso.

( ) precede o substantivo gata, determinando-o.


3. Leia:

Meu irmão e eu adotamos uma gata que estava perdida na rua.

O trecho sublinhado pode ser substituído por:

( ) menino ( ) crianças ( ) nós ( ) menina


As palavras ela e nós são pronomes pessoais:


Pronome pessoal é a palavra variável que substitui um substantivo indicando as pessoas gramaticais, em uma situação comunicativa há sempre três elementos envolvidos chamados de pessoas do discurso ou pessoas gramaticais essas pessoas são representadas por pronomes pessoais assim:

Eu e Nós – primeira pessoa

Tu e Vós – segunda pessoa

Ele(a) e Elas(es) – terceira pessoa


O pronome pessoal pode ser reto, oblíquo ou de tratamento


4. Leia:


Essas gatas são macias e dengosas.

Elas também são espertas!

Ninguém as apanha!


a) Complete:

Na frase “Elas são espertas!”, o pronome elas substitui o substantivo________.

Na frase “Ninguém as apanha!” o pronome as substitui o substantivo________.

 

b) Marque a alternativa adequada. Os pronomes elas e as indicam a pessoa:

( ) que fala. ( ) com quem se fala. ( ) de quem se fala.

 

Nestas frases, elas é um pronome pessoal do caso reto e as é um pronome pessoal oblíquio. A cada pronome pessoal reto correspondem pronomes pessoais oblíquos.

 

Veja a tabela seguir:

Martine Leresche

 

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professora Martine




                                       fonte:Descobrindo a gramática: língua portuguesa,6ano/Gilio Giacomozzi, Gildete Valério, Cláudia molinari Reda. São Paulo: FDT, 2016.


O Casarão da Rua Bambina (cap.4)

 A visita...(parte final)

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    Papai sempre cuidava de tudo, era esmerado em seus afazeres, cuidava muito bem de nós, da casa e de seu trabalho. Fazia tudo sozinho desde que mamãe partiu, por conta de uma doença grave. Aquela doença, deixou mamãe muito debilitada, foi levada ao hospital e nunca mais voltou para casa, permaneceu no hospital por algum tempo e de lá partiu para sempre. Foi um tempo muito difícil para todos nós, eu e minha irmã éramos muito pequenas e papai teve que assumir todo o serviço da nossa casa, nunca deixou que nada nos faltasse.

 

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    Ainda sinto o aroma de alfazema que mamãe usava. Mamãe era delicada, carinhosa e gentil. Antes de ser abatida pela doença, tinha o tempo todo para cuidar de nós, ela era linda! Com fartos cabelos negros e ondulados, olhos verdes e vivos, uma pele tão delicada que parecia com a de uma boneca de porcelana. Era uma mulher de mãos firmes, estava sempre com as unhas bem feitas e apesar do serviço doméstico, suas mãos eram suaves. Costurava todas as nossas roupas e gostava de nos arrumar com laços de fitas na cabeça, em seguida colocava em nossos punhos um pouco de seu perfume, o qual, guardo um frasco comigo até hoje.

 

    Joana tocou minhas mãos, despertando-me das minhas lembranças e perguntando sobre mim, tentando se aproximar. Imediatamente sentei ao seu lado e comecei a tagarelar! Isso eu fazia bem! Disse-lhe que me chamava Catarina, que tinha 9 anos, que era boa aluna na escola e amava os animais! A conversa perdurou animada por mais algum tempo, então fui buscar o Bilu, para que ela o conhecesse, pois ela disse que também amava os animais. E assim, continuamos a palestrar por muito tempo, eu, ela, Marie e o Bilu, que adormeceu em seu colo. Papai intimamente feliz, nos observava da cozinha!

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FIM.

O Casarão da Rua Bambina (cap.3)

  A Visita...(terceira parte)

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    Tudo pronto na sala, fui até a cozinha e também estava quase tudo pronto, fui até o jardim colhi algumas flores e coloquei no vaso em cima da mesa da sala. Pronto! Estava quase tudo no lugar! Papai corria na cozinha para que tudo ficasse a contento, então resolvi dar um banho no Bilu, pois ele deveria estar limpo e cheiroso para receber os afagos das visitas. Peguei uma bacia e Buli já corria de mim pelo quintal, ele não gostava de banho, mas consegui pegá-lo, nossa como foi difícil! Em pouco tempo ele estava cheio de espuma sentado na bacia, um tanto contrariado. Quando terminei coloquei–o no sol sentado na toalha, para que secasse. Ele ficou muito cheiroso! Papai anunciou que logo a visita chegaria, então fui tomar meu banho e me aprontar. Enquanto isso, ele terminou tudo e arrumou a mesa, que ficou linda e apetitosa. Nesse instante tocou a campainha!

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    Corri para o portão para ver quem era e para minha surpresa havia no portão uma linda moça, de pele clara, cabelos lisos pretos na altura da cintura, tinha os olhos grandes e escuros e um belo sorriso. Vestia um vestido suave, que com o vento fazia pequenos movimentos, como se dançassem carinhosamente junto ao seu corpo. Fiquei alguns segundos fitando aquela pessoa e com olhar curioso ela me perguntou:

_Bom dia menina! É aqui que mora Sr. Ernesto Cesário?

_Sim Sim! Respondi, abrindo o portão, mas a moça pediu–me que o chamasse.

Ela olhou tudo e acho que gostou, pois deu um sorriso ao olhar o velho casarão e foi logo dizendo!

_Bela casa, com essas janelas grandes, deve entrar bastante sol junto com a brisa fresca que está hoje!

    Respondi que o casarão apesar de antigo, era muito bom de se morar, era amplo, arejado e fazia parte dos poucos casarões antigos a rua Bambina, um dos poucos que não foram demolidos. Expliquei que papai sempre que podia fazia pequenas reformas, mas procurava mantê-lo original e bem ornamentado como uma construção de época necessitava, para não perder suas características próprias. Tínhamos orgulho de morar ali, apesar dos grandes edifícios modernos que cercavam o velho casarão. Como o nosso, outros casarões também persistiam em contar a história da rua Bambina.

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    Logo papai apareceu e fez com que Joana Flores, este era o nome dela, entrasse pelo pequeno portão, que tinha um rangido conhecido e funcionava como uma espécie de alarme, dando boas vindas às visitas e nos avisando de possíveis intrusos. Nunca trancávamos o portão, era um tempo tranquilo em que se podia deixar portas e janelas abertas, pois só entravam o sol e o vento sem pedirem licença.

    

      Papai conduziu Joana até o interior do casarão e percebi que ficara surpresa ao ver a arrumação, as flores sobre a mesa da sala, o cheiro que vinha da cozinha e tudo mais. Já na sala papai nos contou que Joana era uma boa amiga e muito especial, queria que nós a conhecêssemos.

 continua...