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Faixa Etária
Crianças
pequenas (4 a 5 anos e 11 meses)
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Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento (código e descrição).
"Traços,
Sons, Cores e Formas"
Objetivo:
Experenciar a linguagem musical juntamente com as linguagens
visuais, com foco estético e crítico. Enfatizando a escuta ativa e
criação musical, com a exploração de diferentes objetos sonoros
ou instrumentos musicais, improvisações focadas nas experiências
que promovam a sensibilidade investigativa valorizando a atividade
produtiva das crianças, nas diferentes situações de que
participam, envolvendo desenho, pintura, escultura, modelagem,
colagem, gravura, fotografia etc.
(EI01TS01)
Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do
ambiente.
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Recursos Necessários
Instrumentos
musicais que estiverem disponíveis na escola e materiais de sucata;
latas, recipientes plásticos, grãos, etc. Para a produção de
instrumentos musicais artesanais.
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Desenvolvimento da atividade.
Apresentar
para as criança alguns instrumentos que foram criados a partir de
materiais inusitados comuns que tem em toda parte e que são jogados
no lixo. Tocar e cantar algumas músicas com os alunos usando estes
instrumentos como percussão. Depois propor que cada um faça o seu
próprio instrumento com materiais coletados por todos da escola.
Podemos fazer a interação de toda a turma com os demais
funcionários da escola para promover a coleta seletiva para a
atividade. Depois com orientações técnica faremos a construção e
os testes com os novos instrumentos musicais. Assim
que os instrumentos estiverem prontos,
combinaremos algumas
músicas para serem apresentadas na escola.
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Forma de avaliação.
O
importante é que a avaliação seja feita desde o início da
atividade, desde o recolhimento do material até a produção dos
instrumentos, avaliando as habilidades a serem desenvolvidas pelas
crianças e
de
que forma
eles lidam com as dificuldades e resolvem seus problemas, até a
finalização do projeto. A avaliação deve ser feita durante o
processo, a observação atenta do professor em relação a interação
entre os alunos, o respeito e construção da convivência e
interação social da criançada.
A
avaliação deverá ter relatórios diários dos
acontecimentos sejam coletivos ou individuais, o registro compõe
parte fundamental da ação avaliativa.
Dentro
da avaliação encontramos formas de auxiliar o alunos a superar suas
dificuldades diante de situação novas e diárias, fazendo com que
ele possa redesenhar sua participação como sujeito de transformação
social.
A
avaliação não tem a intenção punitiva, mas sim formativa e
auxiliadora. Dentre
as avaliações podemos encontrar e direcionar formas diferentes de
aplicar conteúdos e propor atividades. Ademais,
os professores pedagogos podem direcionar
para profissionais especializados as
dificuldades de seus alunos, ajudando-os a
sanar
tais entraves ou aprenderem a lidar com as diferenças de forma
positiva, para
que eles
possam
construir aprendizado eficiente, com
crescimento e desenvolvimento pessoal satisfatório.
Professora Martine