Elaboração de um plano de atividade para Educação Infantil
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AUTOR Professora Martine |
CAMPO DE EXPERIÊNCIA Corpo Gestos e Movimentos |
INDICAR O GRUPO ETÁRIO 4 anos a 5 anos e 11 meses |
OBJETIVOS E CÓDIGO DA BASE Objetivo: as crianças explorarem o espaço e os objeto que compõem o espaço para estabelecer relações por meio de brincadeiras novas e diferentes linguagens, como o faz de conta, para elas se comunicarem pela linguagem do brincar, estabelecendo regras e limitando suas ações de acordo com a brincadeira criada por eles mesmos. Código(EI02CG02) Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas. |
CONTEXTOS PRÉVIOS Todos os brinquedos comuns que estiverem disponíveis, folhas de papel de diversos tamanhos e cores, lápis de cor, canetas coloridas, borracha, tesoura e cola. A atividade pode ser feita no pátio da escola. As crianças irão desenvolver novas brincadeiras dentro das fantasias que eles têm, usando os materiais disponíveis para tal. |
MATERIAIS Folhas de papel de diversos tamanhos e cores, lápis de cor, canetas coloridas, borracha, tesoura e cola. Todos os brinquedos que estiverem disponíveis, brinquedos comuns de uso de todas as crianças, livros, entre outros materiais que possam ser encontrados na escola, como material de sucata. |
ESPAÇOS Precisamos de um espaço grande, o pátio, por exemplo, pois dependendo da brincadeira precisaremos ou não de um espaço maior. |
TEMPO SUGERIDO Com o material selecionado previamente e depois das explicações do professor, precisaremos de ao menos 5 aulas para elaboração das brincadeiras e depois de tudo pronto, estas brincadeiras poderão ser executadas várias vezes durante o ano letivo. |
PERGUNTAS PARA GUIAR AS OBSERVAÇÕES DO PROFESSOR Em primeiro lugar precisaremos da prontidão do aluno, por isso a intervenção do professor será importante para que os alunos se sintam motivados para realizarem a atividade. Depois a observação será no sentido de cooperar com os alunos, observar a interação entre eles, a cooperação o respeito pelo trabalho alheio, a decisão e realização de cada atividade no que se refere as aptidões de cada um, o desenvolvimento das habilidades e transposição de dificuldades individuais e coletivas. Rodas de conversa durante a atividades para fazer inferências sobre os trabalhos que estão em construção. |
ETAPAS (O QUE FAZER DURANTE A ATIVIDADE) 1a etapa- A motivação: o professor contará uma história que se chama: Davi Curioso, que conta a história de um menino de 4 anos que construia seus brinquedos com qualquer tipo de material e como era divertido. 2a etapa- A coleta do material: a coleta poderá ser feita pelos próprios alunos, com ajuda da professora, pois durante a coleta os mesmos já irão criando suas brincadeiras, depois a organização dos materiais e escolha do local. 3a etapa- Início das atividades: depois de tudo organizado, sentar com os alunos e fazer os combinados, quem vai trabalhar com quem, como serão as organizações dos grupos, horários, disciplina, respeito e tudo que envolver a interação entre eles e etc.. 4a etapa- Realizações e apresentação das brincadeiras: depois de tudo feito as crianças apresentarão suas brincadeiras para os colegas e farão estações organizadas para que haja troca de estações e todos possam brincar e interagir com todos os materiais que foram criados.
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FINALIZAÇÃO Ao final das atividades os objetos serão designados para os lugares que definiremos em conjunto para que fiquem a disposição de todos os alunos durante um certo tempo, assim eles poderão retornar às brincadeiras nos horários determinados. Faremos uma nova roda de conversa para avaliarmos as atividade realizadas e a criação da novas atividades em conjunto.
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