quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Elaboração de um Plano Simples para Educação Infantil

Elaboração de um plano de atividade para Educação Infantil

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AUTOR

Professora Martine

CAMPO DE EXPERIÊNCIA

Corpo Gestos e Movimentos

INDICAR O GRUPO ETÁRIO

4 anos a 5 anos e 11 meses

OBJETIVOS E CÓDIGO DA BASE

Objetivo: as crianças explorarem o espaço e os objeto que compõem o espaço para estabelecer relações por meio de brincadeiras novas e diferentes linguagens, como o faz de conta, para elas se comunicarem pela linguagem do brincar, estabelecendo regras e limitando suas ações de acordo com a brincadeira criada por eles mesmos.

Código(EI02CG02) Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.

CONTEXTOS PRÉVIOS

Todos os brinquedos comuns que estiverem disponíveis, folhas de papel de diversos tamanhos e cores, lápis de cor, canetas coloridas, borracha, tesoura e cola. A atividade pode ser feita no pátio da escola. As crianças irão desenvolver novas brincadeiras dentro das fantasias que eles têm, usando os materiais disponíveis para tal.

MATERIAIS

Folhas de papel de diversos tamanhos e cores, lápis de cor, canetas coloridas, borracha, tesoura e cola. Todos os brinquedos que estiverem disponíveis, brinquedos comuns de uso de todas as crianças, livros, entre outros materiais que possam ser encontrados na escola, como material de sucata.

ESPAÇOS

Precisamos de um espaço grande, o pátio, por exemplo, pois dependendo da brincadeira precisaremos ou não de um espaço maior.

TEMPO SUGERIDO

Com o material selecionado previamente e depois das explicações do professor, precisaremos de ao menos 5 aulas para elaboração das brincadeiras e depois de tudo pronto, estas brincadeiras poderão ser executadas várias vezes durante o ano letivo.

PERGUNTAS PARA GUIAR AS OBSERVAÇÕES DO PROFESSOR

Em primeiro lugar precisaremos da prontidão do aluno, por isso a intervenção do professor será importante para que os alunos se sintam motivados para realizarem a atividade. Depois a observação será no sentido de cooperar com os alunos, observar a interação entre eles, a cooperação o respeito pelo trabalho alheio, a decisão e realização de cada atividade no que se refere as aptidões de cada um, o desenvolvimento das habilidades e transposição de dificuldades individuais e coletivas. Rodas de conversa durante a atividades para fazer inferências sobre os trabalhos que estão em construção.

ETAPAS (O QUE FAZER DURANTE A ATIVIDADE)

1a etapa- A motivação: o professor contará uma história que se chama: Davi Curioso, que conta a história de um menino de 4 anos que construia seus brinquedos com qualquer tipo de material e como era divertido.

2a etapa- A coleta do material: a coleta poderá ser feita pelos próprios alunos, com ajuda da professora, pois durante a coleta os mesmos já irão criando suas brincadeiras, depois a organização dos materiais e escolha do local.

3a etapa- Início das atividades: depois de tudo organizado, sentar com os alunos e fazer os combinados, quem vai trabalhar com quem, como serão as organizações dos grupos, horários, disciplina, respeito e tudo que envolver a interação entre eles e etc..

4a etapa- Realizações e apresentação das brincadeiras: depois de tudo feito as crianças apresentarão suas brincadeiras para os colegas e farão estações organizadas para que haja troca de estações e todos possam brincar e interagir com todos os materiais que foram criados.


FINALIZAÇÃO

Ao final das atividades os objetos serão designados para os lugares que definiremos em conjunto para que fiquem a disposição de todos os alunos durante um certo tempo, assim eles poderão retornar às brincadeiras nos horários determinados. Faremos uma nova roda de conversa para avaliarmos as atividade realizadas e a criação da novas atividades em conjunto.

 


 

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