quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Atividade com Foco na Avaliação


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- Faixa Etária

Crianças pequenas (4 a 5 anos e 11 meses)

- Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento (código e descrição).

"Traços, Sons, Cores e Formas"

Objetivo: Experenciar a linguagem musical juntamente com as linguagens visuais, com foco estético e crítico. Enfatizando a escuta ativa e criação musical, com a exploração de diferentes objetos sonoros ou instrumentos musicais, improvisações focadas nas experiências que promovam a sensibilidade investigativa valorizando a atividade produtiva das crianças, nas diferentes situações de que participam, envolvendo desenho, pintura, escultura, modelagem, colagem, gravura, fotografia etc.

(EI01TS01) Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente.

- Recursos Necessários

    Instrumentos musicais que estiverem disponíveis na escola e materiais de sucata; latas, recipientes plásticos, grãos, etc. Para a produção de instrumentos musicais artesanais.

- Desenvolvimento da atividade.

    Apresentar para as criança alguns instrumentos que foram criados a partir de materiais inusitados comuns que tem em toda parte e que são jogados no lixo. Tocar e cantar algumas músicas com os alunos usando estes instrumentos como percussão. Depois propor que cada um faça o seu próprio instrumento com materiais coletados por todos da escola. Podemos fazer a interação de toda a turma com os demais funcionários da escola para promover a coleta seletiva para a atividade. Depois com orientações técnica faremos a construção e os testes com os novos instrumentos musicais. Assim que os instrumentos estiverem prontos, combinaremos algumas músicas para serem apresentadas na escola.

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 - Forma de avaliação.

    O importante é que a avaliação seja feita desde o início da atividade, desde o recolhimento do material até a produção dos instrumentos, avaliando as habilidades a serem desenvolvidas pelas crianças e de que forma eles lidam com as dificuldades e resolvem seus problemas, até a finalização do projeto. A avaliação deve ser feita durante o processo, a observação atenta do professor em relação a interação entre os alunos, o respeito e construção da convivência e interação social da criançada.

    A avaliação deverá ter relatórios diários dos acontecimentos sejam coletivos ou individuais, o registro compõe parte fundamental da ação avaliativa.

    Dentro da avaliação encontramos formas de auxiliar o alunos a superar suas dificuldades diante de situação novas e diárias, fazendo com que ele possa redesenhar sua participação como sujeito de transformação social.

    A avaliação não tem a intenção punitiva, mas sim formativa e auxiliadora. Dentre as avaliações podemos encontrar e direcionar formas diferentes de aplicar conteúdos e propor atividades. Ademais, os professores pedagogos podem direcionar para profissionais especializados as dificuldades de seus alunos, ajudando-os a sanar tais entraves ou aprenderem a lidar com as diferenças de forma positiva, para que eles possam construir aprendizado eficiente, com crescimento e desenvolvimento pessoal satisfatório.

Professora Martine

 

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