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Crianças pequenas (4 a 5 anos e 11 meses)
- Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento (código e descrição).
"Traços, Sons, Cores e Formas"
Objetivo: Experenciar a linguagem musical juntamente com as linguagens visuais, com foco estético e crítico. Enfatizando a escuta ativa e criação musical, com a exploração de diferentes objetos sonoros ou instrumentos musicais, improvisações focadas nas experiências que promovam a sensibilidade investigativa valorizando a atividade produtiva das crianças, nas diferentes situações de que participam, envolvendo desenho, pintura, escultura, modelagem, colagem, gravura, fotografia etc.
(EI01TS01) Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente.
- Recursos Necessários
Instrumentos musicais que estiverem disponíveis na escola e materiais de sucata; latas, recipientes plásticos, grãos, etc. Para a produção de instrumentos musicais artesanais.
- Desenvolvimento da atividade.
Apresentar para as criança alguns instrumentos que foram criados a partir de materiais inusitados comuns que tem em toda parte e que são jogados no lixo. Tocar e cantar algumas músicas com os alunos usando estes instrumentos como percussão. Depois propor que cada um faça o seu próprio instrumento com materiais coletados por todos da escola. Podemos fazer a interação de toda a turma com os demais funcionários da escola para promover a coleta seletiva para a atividade. Depois com orientações técnica faremos a construção e os testes com os novos instrumentos musicais. Assim que os instrumentos estiverem prontos, combinaremos algumas músicas para serem apresentadas na escola.
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O importante é que a avaliação seja feita desde o início da atividade, desde o recolhimento do material até a produção dos instrumentos, avaliando as habilidades a serem desenvolvidas pelas crianças e de que forma eles lidam com as dificuldades e resolvem seus problemas, até a finalização do projeto. A avaliação deve ser feita durante o processo, a observação atenta do professor em relação a interação entre os alunos, o respeito e construção da convivência e interação social da criançada.
A avaliação deverá ter relatórios diários dos acontecimentos sejam coletivos ou individuais, o registro compõe parte fundamental da ação avaliativa.
Dentro da avaliação encontramos formas de auxiliar o alunos a superar suas dificuldades diante de situação novas e diárias, fazendo com que ele possa redesenhar sua participação como sujeito de transformação social.
A avaliação não tem a intenção punitiva, mas sim formativa e auxiliadora. Dentre as avaliações podemos encontrar e direcionar formas diferentes de aplicar conteúdos e propor atividades. Ademais, os professores pedagogos podem direcionar para profissionais especializados as dificuldades de seus alunos, ajudando-os a sanar tais entraves ou aprenderem a lidar com as diferenças de forma positiva, para que eles possam construir aprendizado eficiente, com crescimento e desenvolvimento pessoal satisfatório.
Professora Martine
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