quarta-feira, 20 de outubro de 2021

O texto Publicitário 8ºe 9ºano


pexels-magda-ehlers-1337382.jpg

    O texto publicitário é veiculado em campanhas publicitárias e pode ser produzido com linguagem verbal , não verbal ou mista. Ele tem a utilidade de convencer o leitor para a compra de produtos e/ou serviços.

São encontrados nos meios de comunicação: jornal, revista, televisão, rádio, internet, outdoors, dentre outros.

São textos sugestivos e de persuasão para convencer o leitor a comprar um produto ou consumir certos serviços. Assim são textos que mexem com o imaginário e a sensibilidade do leitor.

As principais características do texto publicitário são:

Texto persuasivo com o objetivo de convencimento.

Verbos no imperativo ou presente do Indicativo.

Uso de expressão de vocativo.

Linguagem simples, coloquial, dinâmica e acessível.

Presença de criatividade, humor e ironia.

Intertextualidade (relação com outros textos).

Subjetividade e musicalidade.

Uso de figuras e vícios de linguagem.

Uso de rimas, neologismos, estrangeirismo, polissemia e trocadilhos.

Utilização de estereótipos 

pexels-olia-danilevich-5088012.jpg


 Estrutura do texto publicitário

    Estes textos não tem uma estrutura fixa, podem ser produzidos por meio de frases, palavras de impacto, totalmente visuais com imagens e intertextualidade, linguagem verbal ou não verbal. São textos curto e objetivos. A imagem é muito importante, pois chama a atenção do leitor, as letras e as cores também influenciam na situação comunicativa e na eficiência do texto. Eles podem apresentar títulos como impacto ou um desafio ao leitor com o intuito de chamar a atenção. No corpo do texto teremos a ideia principal com a descrição ou narração e argumentos sobre o que se pretendo por meio do texto/campanha.

    Os slogans são elementos fundamentais dos textos publicitários, pois definem em poucas palavras o produto ou marca, fazendo com que o leitor lembre-se da marca por meio dele.

    E também a logo marca ou logotipo, que remetem a identificação ou identidade do produto o que se pretende promover


Atividade:


1º passo: Crie um produto ou serviço (você pode pegar um produto que já existe e melhorar ou desenvolver um mais moderno, por exemplo)

2º passo: Selecione o público-alvo (a quem interessa o produto)

3º passo: com estas informações, crie uma campanha publicitária para vender seu produto/serviço.

Importante: escolha as cores, letras e imagens para que sejam expressão daquilo que você quer transmitir!

Mãos a obra pessoal!

Pessoal, o gabarito das atividades estarão disponíveis quando solicitados pela caixa de contato na barra lateral do Blog. Obrigada!

professora Martine

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário