pexels-magda-ehlers-1337382.jpg |
São encontrados nos meios de comunicação: jornal, revista, televisão, rádio, internet, outdoors, dentre outros.
São textos sugestivos e de persuasão para convencer o leitor a comprar um produto ou consumir certos serviços. Assim são textos que mexem com o imaginário e a sensibilidade do leitor.
As principais características do texto publicitário são:
Texto persuasivo com o objetivo de convencimento.
Verbos no imperativo ou presente do Indicativo.
Uso de expressão de vocativo.
Linguagem simples, coloquial, dinâmica e acessível.
Presença de criatividade, humor e ironia.
Intertextualidade (relação com outros textos).
Subjetividade e musicalidade.
Uso de figuras e vícios de linguagem.
Uso de rimas, neologismos, estrangeirismo, polissemia e trocadilhos.
Utilização de estereótipos
pexels-olia-danilevich-5088012.jpg |
Estrutura do texto publicitário
Estes textos não tem uma estrutura fixa, podem ser produzidos por meio de frases, palavras de impacto, totalmente visuais com imagens e intertextualidade, linguagem verbal ou não verbal. São textos curto e objetivos. A imagem é muito importante, pois chama a atenção do leitor, as letras e as cores também influenciam na situação comunicativa e na eficiência do texto. Eles podem apresentar títulos como impacto ou um desafio ao leitor com o intuito de chamar a atenção. No corpo do texto teremos a ideia principal com a descrição ou narração e argumentos sobre o que se pretendo por meio do texto/campanha.
Os slogans são elementos fundamentais dos textos publicitários, pois definem em poucas palavras o produto ou marca, fazendo com que o leitor lembre-se da marca por meio dele.
1º passo: Crie um produto ou serviço (você pode pegar um produto que já existe e melhorar ou desenvolver um mais moderno, por exemplo)
2º
passo: Selecione o público-alvo (a quem interessa o produto)
3º passo: com estas informações, crie uma campanha publicitária para vender seu produto/serviço.
Importante: escolha as cores, letras e imagens para que sejam expressão daquilo que você quer transmitir!
Mãos a obra pessoal!
Pessoal, o gabarito das atividades estarão disponíveis quando solicitados pela caixa de contato na barra lateral do Blog. Obrigada!
professora Martine
Nenhum comentário:
Postar um comentário